A AMVALI realizou na tarde desta quinta-feira (31), reunião com os secretários, diretores e assessores que atuam na área de turismo das prefeituras dos sete municípios da microrregião. O objetivo foi a criação do Colegiado de Turismo da AMVALI, visto que das 21 associações de municípios de Santa Catarina, sete já tem o colegiado.
Após a formalização aconteceu a eleição do coordenador, vice-coordenador e secretário do colegiado. Foi eleito coordenador Thiago Henrique Pinheiro (presidente da Fundação Municipal de Turismo de Barra Velha), como vice-coordenador Fenísio Pires Júnior (diretor de turismo de Jaraguá do Sul) e como secretário Ivanio Dalton Laube (assessor de turismo de Schroeder), além disso, o colegiado tem um consultor da AMVALI que será Daiane Ramos, graduada em Turismo pela Furb.
A seguir o grupo discutiu como está o setor de turismo em cada município e quais são as dificuldades em relação aos projetos em andamento. Também foram convidados a participarem de curso sobre o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal – SICONV que acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, na AMVALI.
Segundo Thiago "o importante com a criação do colegiado a partir deste momento é conhecer a realidade de cada município nesta área e estudar produtos regionais, pois o turismo não é gasto, é investimento. Na próxima reunião de prefeitos da AMVALI, vamos falar aos prefeitos sobre a criação deste colegiado e mostrar a importância do turismo na microrregião. Para 2014, vamos realizar reuniões mais técnicas e itinerantes do colegiado em cada município".
Fenísio disse que "a AMVALI em 2002 tentou formalizar o colegiado, mas o mesmo não se desenvolveu e agora após 11 anos, por conta do bom momento que se vive o turismo na microrregião, com certeza o colegiado tem tudo para se desenvolver. O importante é conhecermos cada município e criar um produto regional".