Evento sobre educação integral acontecerá dia 18 de novembro
O Colegiado de Educação da AMVALI, coordenador por Élson Quil Cardozo, secretário de educação de Jaraguá do Sul realizou reunião na manhã desta sexta-feira (8). O primeiro assunto foi discorrido pela diretora de cultura da SEMEC de Barra Velha, Maria Dethiuki Padilha, sobre a participação do município no Comitê de Educação Integral do Estado. A ideia é formar um comitê regional que discuta a educação integrada.
Jacinda falou sobre o programa do governo federal "Mais Educação" que já é desenvolvido em Barra Velha. O objetivo é incentivar outros municípios a implementaram o programa. "Barra Velha foi o primeiro município de Santa Catarina que realizou este ano um seminário referente ao programa", disse.
Após as consultoras da Humanity, Sindréia Franzói Matos e Gilmara da Silva explanaram sobre o Plano de Ações Articuladas – PAR do Ministério da Educação (MEC) e atividades na área educacional para 2014.
A seguir Élson convidou os membros do colegiado para participarem do "Encontro Municipal de Educação Integral: perspectivas e desafios na formação de uma cidade educadora", no dia 18 de novembro, às 18h15min, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (CEJAS).
Segundo Élson "o objetivo deste encontro é discutir a educação integral e o que está sendo realizado em Jaraguá do Sul. Atualmente, temos três escolas que atendem os alunos do ensino fundamental em tempo integral, nosso objetivo para 2014 é termos de 7 a 8 escolas. Queremos efetivar a educação integral nas escolas".
Élson também informou que de 26 a 29 de novembro, estará representando Jaraguá do Sul em Brasília, em um evento onde realizará a apresentação do modelo de educação integral de Jaraguá do Sul. O evento reunirá participantes da Europa e Estados Unidos.
O próximo assunto foi conduzido pelo assessor de educação da Prefeitura de Schroeder, Paulo Roberto Ferreira, que fez um relato sobre a experiência na educação de jovens e adultos. De acordo com Paulo no final do ano passado, a prefeitura juntamente com o SESI firmaram convênio para oferecer educação para jovens e adultos no município e este ano, o convênio foi implantado. Atualmente, o município atende em torno de 250 jovens e adultos, que tem aulas duas vezes por semana. As aulas acontecem nos períodos matutino, vespertino e noturno.
A reunião também contou com a presença da conselheira do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina – CEF/SC, Iria Tancon que fez um convite aos membros do colegiado para participarem da III Reunião do Conselho Estadual de Educação com os Conselhos Municipais que acontecerá na próxima terça-feira, dia 12, a partir das 8 horas, no Centro Cultural e Social Santo Antônio dos Anjos, em Laguna. O objetivo do encontro é estreitar o diálogo com os Conselhos e Secretarias Municipais de Educação para o fortalecimento dos sistemas municipais de ensino.
A próxima reunião do Colegiado de Educação da AMVALI acontecerá no dia 5 de dezembro, às 8h30min, na sede da AMVALI.
Maiores Informações: Élson Quil Cardozo (47) 8802-7720.