You are currently viewing Prefeitos participam de reunião técnica com a PUCPR

Prefeitos participam de reunião técnica com a PUCPR

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A AMVALI realizou na tarde de ontem (19), a primeira reunião técnica com a PUCPR referente ao "Plano de Macrodiretrizes Urbanísticas e de Inovação". O plano faz parte do termo de cooperação técnica e científica assinado entre a associação e a universidade em reunião realizada no dia 30 de setembro de 2013.

Estiveram presentes na reunião o presidente da AMVALI – prefeito Dieter Janssen e o prefeito Osvaldo Jurck (Schroeder) e representando a PUCPR – Dr. Carlos Hardt (coordenador geral do plano), o Dr. Luiz Márcio Spinosa (responsável pela parte da inovação no plano) e os professores e coordenadores técnicos do plano MSc. Marlos Hardt e Sandra Mayumi Nacamura e demais convidados.

Segundo Dr. Carlos Hardt "o objetivo geral deste plano é compatibilizar as ações que estão previstas e a situação atual da região, de modo a valorizar os pontos positivos e solucionar os pontos negativos da região e do município de Guaramirim. Este plano engloba a área urbanística e de inovação para o desenvolvimento regional do Vale do Itapocu. Hoje esta reunião teve o intuito de organizar o processo de elaboração do plano e apresentar detalhes. Ressaltando que o plano envolve a formulação de macrodiretrizes regionais de planejamento e diretrizes locais de planejamento do município de Guaramirim".  

De acordo com Dieter "este projeto vai ajudar a mostrar a região como um todo na questão econômica, diagnosticar e fazer ajustes necessários objetivando um melhor desenvolvimento econômico para toda região".

O plano visa a realização de uma pesquisa-ação, objetivando interpretar as relações entre teoria e prática do planejamento urbano e regional, avaliando macrodiretrizes estratégicas atuais e programadas, a situação urbanística local e regional, as ações previstas no plano diretor participativo do município a ser identificado pela AMVALI e macrozoneamento de uso e ocupação do solo da região, e os aspectos inerentes ao ambiente de inovação a ser incorporado ao processo de gestão do município e da região, de forma a subsidiar a reavaliação dos respectivos planos.