O diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Jaraguá do Sul e empresário, Márcio Manoel da Silveira palestrou sobre "Planejamento Estratégico de Municípios" na noite de ontem (26), na Escola de Governo e Cidadania da AMVALI. Segundo Márcio o planejamento estratégico é uma técnica administrativa que procura ordenar as ideias das pessoas, de forma que se possa criar uma visão do caminho que se deve seguir (estratégia). Depois de ordenar as ideias, são ordenadas as ações, que é a implementação do planejamento estratégico, para que, sem desperdício de esforços, caminhe na direção pretendida.
O planejamento engloba os três níveis da organização: o operacional, o tático e o estratégico. O operacional é onde as ações acontecem (plano de ação); o tático faz a integração entre os níveis estratégico e operacional; e o estratégico afeta toda a organização. Faz parte do planejamento estratégico a gestão estratégica que engloba a missão e a visão, a análise dos ambientes externo (oportunidades e ameaças) e interno (forças e fraquezas) e a análise estratégica (diretrizes, estratégias e plano de ação).
São fases do planejamento estratégico: o diagnóstico (explicar a realidade sobre a qual se quer atuar e mudar; foi, é e tende a ser); a formulação (expressar a situação futura desejada ou o plano; o que deve ser); a estratégia (verificar a viabilidade do projeto formulado e conceber a forma de executá-lo; é possível? Como fazer?); e a operação (agir sobre a realidade; fazer, implementar, monitorar e avaliar).
Márcio falou sobre a importância de se fazer a analise ambiental dos municípios da AMVALI, analisando suas forças e fraquezas (ambiente interno), oportunidade e ameaças (ambiente externo) e explicou passo a passo como fazer a análise. Sobre a visão ressaltou que quando os sinais vitais da visão são saudáveis, a visão torna-se um guia forte, preciso e vibrante para o planejamento a longo prazo e para as operações do dia a dia.
Outro ponto importância é mapear cenários, ou seja, descrever as condições futuras dos setores em estudo, a partir da análise de todos os aspectos interdisciplinares envolvidos. São objetivos da utilização de cenários: estimar se políticas hoje implicam acontecimentos previstos no futuro; auxiliar na seleção de políticas e estratégias alternativas; fornecer uma visão do sistema no futuro; apresentar de forma clara as possibilidades para o futuro; possibilitar a convivência com as incertezas; e indicar força e fraqueza, óbices e vulnerabilidades.
Márcio disse que "uma boa estratégia não basta, sua implementação é a chave. Nove entre 10 empresas falham na execução da estratégia, porque não contam com um modelo de gestão que traduza a estratégia (ação)". Durante a palestra também foram realizados exercícios e explanado sobre o programa "Jaraguá Ativa".
Na próxima terça-feira (3), acontece a última palestra deste ano da Escola de Governo e Cidadania, às 19 horas, na sede da AMVALI. O tema será "Stress e Qualidade de Vida", a ser ministrada por Luiz Antonio Silva, da PHAROL-RH.
Este ano foram realizadas 38 palestras e a formatura da 12ª turma acontecerá no dia 12 de dezembro, às 20 horas, no Beira Rio Clube de Campo, em Jaraguá do Sul. São 50 formandos, o paraninfo é Leocádio Neves e Silva – Presidente da FUJAMA e o orador o aluno Giovanni Tonet – vereador de Massaranduba.