Presidente Lauro Fröhlich fala sobre a importância do patriotismo
A Escola de Governo e Cidadania da AMVALI realizou na noite de ontem (5), aula magna da 13ª turma do curso "Formação de Dirigentes Públicos", no auditório do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. A abertura foi realizada pelo presidente da AMVALI e diretor da Escola de Governo e Cidadania, prefeito Lauro Fröhlich e contou com a presença do secretário de Educação de Jaraguá do Sul – Élson Quil Cardozo que representou o prefeito Dieter Janssen, do empresário Vicente Donini, da coordenadora da Escola de Governo e Cidadania – Luzia Wilbert e da secretária executiva da AMVALI – Juliana Pereira Horongoso Demarchi.
Em seu discurso, o prefeito Lauro falou sobre a importância do patriotismo, após todos os presentes terem cantado o Hino Nacional Brasileiro e explanou sobre a importância da Escola de Governo e Cidadania que iniciou em 2002 e já formou 509 alunos. Lauro lembrou que já foi aluno da Escola de Governo e salientou a importância do associativismo em nossa região.
A seguir iniciou a palestra sobre "Associativismo de Municípios", ministrada pelo empresário Vicente Donini. Segundo Vicente "os municípios de uma mesma microrregião são naturalmente interdependentes, logo precisam se ajudar mutuamente. A melhor forma de exercitá-lo é através de entidades de classe (no caso presente a AMVALI), participando ativamente de todas as suas iniciativas".
O associativismo deve ser exercitado num âmbito maior, de amplitude microrregional, que transcende aos interesses estritos e legítimos de cada município. O pleno exercício do associativismo recomenda que se desenvolva em ambiente adequado, formal e transparente, para o desenvolvimento dos estudos e das discussões pertinentes, de interesse da coletividade microrregional.
O empresário falou sobre as principais demandas microrregionais citando a Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, ações nas áreas da educação, mobilidade urbana, resíduos sólidos, saúde, segurança pública, vias estruturantes (expressas, para fluidez da locomoção e escoamento da produção) e projeto político microrregional. Abordou os efeitos positivos e negativos no que se refere a obras de infraestrutura (BR 101, BR 280, portos e energia elétrica) e que o Brasil está em crescimento, mas está crescendo pouco comparado com outros países. Citou exemplos de obras de infraestrutura realizadas na China e explanou sobre as escolhas políticas equivocadas que acontecem no Brasil.
De acordo com Vicente "tal como na iniciativa privada, a administração pública precisa ser pautada pelo respeito aos princípios básicos da governança corporativa que englobam: a transparência (disponibilização de informações), a equidade, a prestação de contas (assunção de responsabilidades, por atos e omissões) e a responsabilidade (sustentabilidade econômica, social e ambiental)".
Outros tópicos abordados foram: o exercício da convivência harmônica, os três poderes distintos (Executivo, Legislativo e Judiciário), as eleições, a utópica reforma política, a redução dos partidos, a fidelidade partidária, a coligação partidária, o número de candidatos, o voto distrital e a unificação das eleições. Vicente encerrou dizendo "somos todos seres sociais, logo precisamos conviver em sociedade, harmonicamente".
Na próxima quarta-feira (dia 12), a palestra será sobre "Planejamento na Administração Pública", a ser ministrada pelo diretor executivo da FECAM, Alexandre Alves, às 19 horas, na sede da AMVALI.