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Comitê Itapocu realizou reunião e planejou ações para 2014

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O Comitê Itapocu realizou a 1ª Reunião de Diretoria e Conselho Consultivo do comitê na tarde da última sexta-feira (14), conduzida pelo secretário executivo Leocádio Neves e Silva (Presidente da FUJAMA) e pelo presidente Sergio Victor Santini, na sede da AMVALI. Estiveram presentes Robin Henrique Pasold (do Instituto Rã-Bugio), a consultora do comitê – Anja Meder Steinbach (da SDS), a secretária executiva da AMVALI – Juliana Pereira Horongoso Demarchi e Katiuscia Wilhelm Kangerski (da SDS).

Anja iniciou falando sobre a importância do comitê em atuar no treinamento dos diversos segmentos de usuários de água para fomentar o cadastramento de usuários. Em seguida, a consultora explanou sobre o Projeto de Operacionalização do Comitê (Fundo FEHIDRO), onde destacou que até o momento os recursos (cujo convênio já foi assinado no dia 4 de dezembro de 2013) ainda não foram repassados à AMVALI.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento Sustentável da SDR de Jaraguá do Sul, Francisco de Souza, ainda não houve a descentralização pela SDS.  Leocádio solicitou que o comitê elabore uma carta registrada diretamente para o diretor de planejamento dos recursos hídricos da SDS, solicitando a liberação dos recursos para a AMVALI.

Outro assunto debatido foi referente ao planejamento estratégico do comitê. Anja falou sobre algumas ações do plano de trabalho do comitê que são: fortalecer as ferramentas de gestão (realizar o monitoramento da qualidade da água em alguns pontos da bacia, a classificação de acordo com a qualidade de diversos trechos de rios da bacia; a realização do levantamento de uso e ocupação das APP´S ao longo do Rio Itapocu e seus principais afluentes); o monitoramento hidrometeorológico da bacia (que visa integrar diversos dados de diversas redes de monitoramento, armazenar e disponibilizar informações à população); a importância de estabelecer níveis de alerta e criar sistema de alerta; além da ideia de criar um site do comitê, onde através do mesmo seja possível organizar um banco de dados da bacia hidrográfica, disponibilizar as informações e dados de monitoramento e divulgar notícias.

A diretoria também definiu um calendário de assembleias que devem acontecer em: 10 de abril, 12 de junho, 18 de setembro e 11 de dezembro. Nos assuntos gerais, o conselheiro Robin Pasold comentou sobre a possibilidade do comitê enviar projetos para o Fundo Reparador de Bens Lesados – FRBL/ MP, onde o Instituto Rã-Bugio obteve recursos para executar projeto ambiental. Robin falou também da necessidade de elaborar-se um documento e disponibilizá-lo, com a caracterização da bacia (física, natural, social e econômica), visto que quando as empresas de consultoria ambiental precisam de dados não há onde buscá-los de forma sistematizada. 

Maiores Informações: Anja (47) 9985-6146.