A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu através do Colegiado de Assistência Social da AMVALI realizaram evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher na tarde de ontem (20), no auditório da Fameg/Uniasselvi, em Guaramirim.
A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da AMVALI – prefeito Lauro Fröhlich; do vice-prefeito de São João do Itaperiú – Gilberto Luiz da Silva Azevedo; da coordenadora do Colegiado de Assistência Social da AMVALI e secretária da Assistência Social de Jaraguá do Sul – Emanuella Wolff; dos secretários (as) de Assistência Social – Jaime Teodoro de Ávila (Guaramirim), Orlando Tecilla (Schroeder), Anna Reinke Franz (Massaranduba) e representando o secretário Felipe Rodrigues (Corupá) – Silvana Vile.
Abrilhantaram a cerimônia de abertura também as primeiras damas Elaine Cristina Grapper (Corupá), Cleia Fogolari Eccel (Guaramirim), Suzane Elisa Fröhlich Reinke (Massaranduba), Oraci Delmonego (São João do Itaperiú) e Anair Fritzke Jurck (Schroeder); a palestrante e professora Dr. Rosemeire Puccini Vasel e a consultora do Colegiado de Assistência Social da AMVALI, Luzia Wilbert.
Em seu discurso, Lauro Fröhlich parabenizou todas as mulheres e enalteceu o papel da mulher hoje na família e na sociedade e disse que "comemorar o dia da mulher é celebrar a vida". Emanuella falou sobre o papel da mulher e parabenizou as mulheres. Fez uso da palavra também o vice-prefeito Gilberto e a primeira dama Suzane Reinke. Gilberto falou que "a mulher tem o equilíbrio, a sabedoria e a fibra, além do coração e que o homem precisa da mulher a cada segundo". Suzane disse que "Deus criou a mulher para fazer parte da vida do homem".
Após iniciou a palestra sobre "Motivação e Valorização da Mulher", que foi ministrada por Rosemeire Puccini Vasel, doutora em história, professora e ex-vice-prefeita de Jaraguá do Sul. Rosemeire falou sobre a mulher na sociedade capitalista e na sociedade humanística, sobre a família, os sentimentos da mulher, os sonhos e os desejos, o amor, as relações e o profissionalismo.
O evento foi gratuito e contou com a presença de mais de 150 mulheres, teve sorteio de brindes, distribuição de rosas e coffee break. Foi é o sexto ano consecutivo que a AMVALI realizou o evento.