O presidente do Comitê Itapocu – Sergio Victor Santini juntamente com a consultadora Anja Meder Steinbach e com a analista de geoprocessamento e engenheira florestal da AMVALI – Karine Rosilene Holler participaram da "Oficina de Trabalho: Sustentabilidade dos Comitês de Bacias Catarinenses", realizada na última terça-feira (29) e quarta-feira (30), no Hotel Baía Norte, em Florianópolis.
Durante a oficina a consultora do Comitê Itapocu, Anja relatou as experiências do Comitê Itapocu em relação a entidade parceira – AMVALI. A associação presta todo o suporte administrativo e técnico para comitê, desde material, sala e técnicos nas áreas de comunicação, contabilidade, projetos/geoprocessamento e engenharia florestal (que realiza trabalhos técnicos relacionados aos recursos hídricos da região). Anja ressaltou que esta parceria tem sido fundamental para operacionalização do comitê. Também relataram experiências os comitês Tijucas, Peixe e Itajaí.
Os objetivos da oficina foram: apresentar a realidade atual dos Comitês de Bacias Hidrográficas Catarinenses quanto a sua sustentabilidade financeira e operacional; apresentar experiências de entidades delegatárias e respectivos contratos de gestão implementados no país, destacando avanços e desafios; identificar potenciais modelos institucionais de entidades públicas ou privadas capazes de fazer frente às demandas dos comitês de bacia do Estado de Santa Catarina; e estabelecer diretrizes para a elaboração de Plano de Trabalho com vistas a identificar as etapas necessárias para que os comitês de bacia alcancem um mínimo de sustentabilidade financeira e operacional.
Participaram do evento 17 comitês de bacias catarinenses, a Agência Nacional de Águas, o Banco Mundial, representantes de outros Estados, DRHI/SDS e convidados.
Maiores Informações: Anja (47) 9985-6146 ou Karine (47) 3370-7933.