O presidente da AMVALI, Lauro Fröhlich juntamente com os demais prefeitos Claudemir Matias Francisco (Barra Velha), Luiz Carlos Tamanini (Corupá), Dieter Janssen (Jaraguá do Sul), Mário Fernando Reinke (Massaranduba) e Rovâni Delmonego (São João do Itaperiú) participarão na próxima semana da XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A programação inicia na segunda-feira (12) e segue até quinta-feira (15). Confirmaram presença também na marcha o vice-prefeito de Schroeder, Moacir Zamboni e o secretário de Educação, Maykel Laube.
A marcha é promovida pela Confederação Nacional de Municípios – CNM, com apoio das entidades municipalistas de todo o país. O presidente da FECAM e prefeito de Taió, Hugo Lembeck lidera a comitiva catarinense que busca soluções para o desequilíbrio das relações federativas com a maior parte da demanda de execução das políticas nos municípios e a concentração de recursos na União. Os prefeitos catarinenses estão se organizando para participar da comitiva e apresentar ao governo federal e ao congresso as necessidades de Santa Catarina.
A Federação Catarinense dos Municípios – FECAM levará para o debate as propostas que estão sendo discutidas durante as mobilizações da campanha Viva seu Município: como restituir o equilíbrio financeiro entre os entes federativos, repassando mais recursos aos municípios via FPM e compartilhando as contribuições não partilhadas como Imposto sobre Operações Financeiras – IOF, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL e sobre a Contribuição Financeira da Seguridade Social – COFINS. Outra reivindicação do movimento municipalista catarinense é rever o Contexto Federativo prevendo a realização de um estudo para a revisão constitucional no que diz respeito à reforma política, à reforma do sistema tributário e à reforma do Estado Brasileiro.
Texto: Assessoria de Comunicação da AMVALI e Assessoria de Comunicação da FECAM.
Maiores Informações e a programação completa da marcha: http://www.cnm.org.br/