You are currently viewing AMVALI recebe homenagem da EPAGRI

AMVALI recebe homenagem da EPAGRI

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Estações são visitadas e estão localizadas nos sete municípios da microrregião

A secretária executiva da AMVALI, Juliana Pereira Horongoso Demarchi com demais membros da equipe técnica da associação e do Comitê Itapocu receberam uma homenagem da EPAGRI. A homenagem foi entregue pelo gerente regional da EPAGRI de Joinville, Onévio Antonio Zabot e pela extensionista da EPAGRI de Jaraguá do Sul, Juana Borchardt.

Segundo Onévio "a homenagem foi entregue a AMVALI pelos relevantes serviços prestados à sociedade catarinense, através das ações junto à EPAGRI, no Centro de Formação de Agricultores e Pescadores do Litoral Norte Catarinense – CETREVILLE".

Após a entrega, os membros da equipe técnica da AMVALI, Karine Rosilene Holler (analista ambiental e engenheira florestal) e Thiago Pereira (analista de suporte) juntamente com a consultora do Comitê Itapocu – Anja Meder Steinbach, com Onévio Zabot, técnicos e extensionistas da EPAGRI foram visitar as estações meteorológicas instaladas nos municípios da AMVALI.

Primeiramente, a comitiva visitou uma estação meteorológica de Jaraguá do Sul, localizada em Jaraguazinho, acompanhada pela extensionista da EPAGRI, Juana Borchardt. A seguir visitaram uma estação hidrológica em Guaramirim, na localidade de Ribeirão do Salto; e uma estação agrometeorológica em Schroeder, na localidade de Rancho Bom. As visitas nos municípios de Guaramirim e Schroeder contou com a presença do técnico da EPAGRI, Alcibaldo Pereira Germann.

A seguir a comitiva visitou: duas estações agrometeorológicas situadas na localidade Isabel, em Corupá, acompanhados do engenheiro George Livramento; duas estações agrometeorológicas nas localidades de Patrimônio e Massarandubinha, em Massaranduba, com a presença do engenheiro Hector Silvio Haverroth; uma estação agrometeorológicas em São João do Itaperiú; e uma estação hidrológica em Itajuba, Barra Velha.

Segundo Karine "ao todo são nove estações localizadas nos sete municípios que compõem a AMVALI. Este trabalho que está sendo realizado, iniciou após a assinatura de um convênio de cooperação técnico-científica entre a EPAGRI e a AMVALI, no dia 20 de maio de 2013. Ressaltando que a AMVALI ficou responsável pelos custos de manutenção das estações. As prefeituras dos sete municípios também foram parceiras na implantação das estações. A nossa próxima etapa agora é visitar o CIRAM em junho, em Florianópolis, com os técnicos da AMVALI e da EPAGRI para conversamos sobre a disponibilização dos dados das estações no sistema de monitoramento da AMVALI/Comitê Itapocu".

Todas as estações estão funcionando e os dados podem ser acessados através do: http://ciram.epagri.sc.gov.br/. A disponibilização dos dados das estações existentes na Bacia do Itapocu, monitoradas pela EPAGRI/CIRAM, também é um importante objetivo do convênio  para o monitoramento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu,   através do SIG AMVALI, em situações ou eventos hidrológicos críticos, seja de seca na agricultura ou excesso de chuvas, por exemplo. Um eficiente sistema de monitoramento é essencial para a prevenção, a medida que  os municípios tenham   acesso  e disponibilizem  informações aos agricultores, gestores e profissionais da defesa civil.

As estações agrometeorológicas fornecem dados como temperatura, umidade relativa do ar, chuva e molhamento foliar. Já as estações meteorológicas fornecem dados referentes a temperatura, umidade relativa do ar, chuva, molhamento foliar, radiação, pressão atmosférica e direção e velocidade do vento. Através das estações hidrológicas é possível obter dados sobre a chuva e nível dos rios.

Maiores Informações: Karine R. Holler (47) 3370-7933 e 9998-1360.