A analista ambiental da AMVALI, Karine Rosilene Holler participou na segunda-feira (2) e terça-feira (3), da Oficina sobre o Cadastro Ambiental Rural – CAR, no Centro de Treinamento da Epagri, em Videira/SC. O objetivo foi capacitar multiplicadores para repassar aos técnicos de cooperativas, prefeituras, associações os conhecimentos do SiCAR.
Participaram técnicos da Epagri, da FECAM, das Associações de Municípios e da Polícia Militar Ambiental. A capacitação foi promovida e pela SDS – Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente e patrocinada pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
Durante o primeiro dia de capacitação foram trabalhados os aspectos legais do CAR: a Lei 12.651/12 – Novo código florestal; o Decreto Federal 7.830/12, que dispõe sobre o Sistema de Cadastro Ambiental Rural, o Cadastro Ambiental Rural, estabelece normas de caráter geral aos Programas de Regularização Ambiental; o Decreto 8.235, de 5 de maio de 2014, que estabelece normas gerais complementares aos Programas de Regularização Ambiental dos Estados e do Distrito Federal, de que trata o Decreto no 7.830, de 17 de outubro de 2012; a instrução Normativa nº 2/MMA de 06 de maio de 2014, que dispõe sobre os procedimentos para a integração, execução e compatibilização do Sistema de Cadastro Ambiental Rural – SICAR e define os procedimentos gerais do Cadastro Ambiental Rural – CAR; e o Código Ambiental Catarinense nº 14.675/09.
No segundo dia foi debatido sobre os principais conceitos e aplicações do CAR e realizados exercícios do Módulo de Cadastramento com a presença de agricultores do município de Arroio Trinta para a realização de exercícios reais.
Maiores Informações: Karine (47) 3370-7933 ramal 206.
Adriane Schimainski dos Santos
Assessora de Comunicação (SC01971JP)
Twitter: @amvali_sc | http://www.facebook.com/amvalisc
Tel.: (47) 3370-7933
Atuando decisivamente para o desenvolvimento do Vale do Itapocu.