You are currently viewing Colegiado de Assistência Social realizou reunião e discutiu problemas relacionados com as enchentes

Colegiado de Assistência Social realizou reunião e discutiu problemas relacionados com as enchentes

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Colegiado de Assistência Social da AMVALI, coordenado pela secretária de Assistência Social de Jaraguá do Sul, Emanuela Wolff realizou reunião na última quarta-feira (25), na sede da AMVALI. Os principais assuntos discutidos foram referentes a informações sobre o Seminário Estadual de Assistência Social realizado de 14 a 16 de maio, em Chapecó e sobre problemas com as enchentes que assolaram os municípios da microrregião.

Emanuela fez um relato sobre os principais assuntos tratados no Seminário Estadual e comentou sobre o "Projeto Idoso Visitador", apresentado pela Secretaria de Assistência Social de Pinhalzinho. O projeto tem como perfil idosos que vivenciam situações de vulnerabilidade social e tem por metodologia visitas mensais para escuta qualificada, orientação sociofamiliar, fortalecimento da função protetiva da família, identificação de necessidades de inserção na rede de serviços socioassistenciais e demais políticas e encaminhamentos necessários. O colegiado pretende fazer um seminário regional para que os municípios possam mostrar suas experiências na área da assistência social.   

Na oportunidade a secretária da Assistência Social de Massaranduba, Suzane Reinke comentou que, em novembro, será realizada a "1ª Amostra Municipal de Experiências exitosas da Atenção Básica", em Massaranduba. A seguir a coordenadora do colegiado solicitou que a AMVALI faça solicitação via ofício para que cada município informe a quantidade de programas, equipamentos e funcionários existentes, ou seja, a estrutura existente na área da assistência social.

Outro assunto foi referente as enchentes que assolaram alguns dos municípios da microrregião entre os dias 6 a 8 de junho. Emanuela solicitou que cada município apresente um relatório do número de atingidos e reforçou a necessidade dos municípios terem o Plano de Emergência, que poderá ser uma cartilha com dados atualizados sobre equipes de atendimento em casos emergenciais na área de saúde (médicos, enfermeiros), local para acolhimento das famílias, disponibilidade de colchões, cobertores, entrega de marmitas, água, coletes, botas, capa de chuva, bote, barcos, equipamento adequado para transporte (trator), entre outros.

Foi informado também que no dia 15 de julho acontecerá a reunião do Colegiado Estadual de Assistência Social – COAS, em Florianópolis e que a coordenadora Emanuela irá participar. Já nos dias 21 e 22 de agosto, a EGEM juntamente com a AMVALI estarão realizando uma "Capacitação sobre Técnica Legislativa na Política de Assistência Social". As inscrições podem ser realizadas através do site da AMVALI.

No dia 16 de setembro, a EGEM juntamente com a AMVALI realizarão também a "Capacitação sobre os Serviços de Atendimento à Pessoa Idosa nos Municípios Catarinenses", no auditório da FAMEG, em Guaramirim.