You are currently viewing Alunos da Escola de Governo e Cidadania debateram sobre turismo

Alunos da Escola de Governo e Cidadania debateram sobre turismo

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Márcio Manoel da Silveira palestrou sobre "O turismo como indutor do desenvolvimento econômico" na noite de ontem (2), na Escola de Governo e Cidadania da AMVALI.

Márcio disse que conforme a Organização Mundial de Turismo (OMT), o turismo compreende as atividades das pessoas que viajam e permanecem fora do seu ambiente habitual, por não mais de um ano consecutivo, por motivos de lazer, negócios e outros não relacionados com uma atividade remunerada no local visitado. Já a Conta Satélite do Turismo é a medição de um conjunto de produtos e serviços adquiridos pelos visitantes de forma a apurar a dimensão desta importante atividade econômica. O setor de turismo, por exemplo, envolve um conjunto de atividades como transporte, meios de hospedagem e serviços de alimentação, entre outras.

A Conta Satélite do Turismo é um instrumento estatístico elaborado para medir o consumo desses bens e serviços, numa determinada economia, usa definições e classificações internacionais, permitindo comparações fidedignas com outros setores da economia, entre um país e outro e também entre grupos de países. A OMT classifica os produtos do turismo como: produtos característicos do turismo; produtos conexos ao turismo; e produtos específicos do turismo.

Os produtos característicos do turismo, na maioria dos países, são aqueles que deixariam de existir em quantidade significativa ou para os quais o nível de consumo seria sensivelmente diminuído em caso de ausência de visitantes. Um exemplo de produto característico é o transporte aéreo de passageiros. Os produtos conexos ao turismo são uma categoria residual. Ela inclui produtos que, apesar de identificados como específicos do turismo em um país, não são considerados assim em todos. O transporte ferroviário urbano de passageiros é um exemplo de um produto conexo ao turismo. Os produtos específicos do turismo agrupam as duas categorias anteriores.

O diretor conceituou polo de atração turística que é o local que possui condições geográficas, culturais, e infraestruturas adequadas ao desenvolvimento de atividades associadas ao turismo. Define-se atrativo turístico como elemento ou evento natural ou artificial que suscita o interesse de turistas. Já complexo turístico é o conjunto turístico que dispõe de unidades de alojamento e de zonas comuns fora do edifício principal, inserindo-se numa área envolvente delimitada e com espaços verdes, destinados a serem utilizados pelos turistas.

Márcio apresentou também dados do PIB; do Valor Adicionado; dados que demostram o crescimento do turismo no mundo, no Brasil e em Santa Catarina; as tendências do turismo; e o Plano Nacional de Turismo que é um instrumento de planejamento e gestão que coloca o turismo como indutor do desenvolvimento e da geração de emprego e renda no País.

Na próxima quarta-feira, dia 9, a palestra será sobre "Perspectivas e Cenários da Economia Global", a ser ministrada por Alidor Lueders.