Coordenado pelo secretário de saúde de Guaramirim, Antônio Alexandre de Azevedo, o Colegiado de Saúde da AMVALI realizou reunião na quinta-feira (3), no Centro de Imagem do Hospital São José, em Jaraguá do Sul. Foram discutidos os seguintes assuntos: gestação de alto risco; exames de alta complexidade (tomografia/ ressonância); Projeto e-rastro-censo; e Projeto Aplicativo.
O Projeto e-rastro-censo foi apresentado por Valdir Natel, diretor administrativo da i9K Soluções Tecnológicas. O projeto é um sistema desenvolvido para levantamento de dados geral da população, para o acompanhamento e monitoramento dos dados de saúde, pessoais, escolaridade, tipo de moradia, veículos, profissão, esporte, laser, produção comercial, industrial, autônomo, produção agrícola, produção animal, peixes, aves e reflorestamento. Tornando-se assim um censo geral e atualizado mensalmente, que trarão gráficos e relatórios para que os gestores dos municípios possam com transparência administrar melhor seu município para proporcionar uma melhor forma de vida para o homem e meio ambiente. Tudo usando a mais nova tecnologia do momento que é o tablete e Micro Chip NFC.
Segundo Valdir "o sistema e-rastro-censo já está instalado na Prefeitura de Belmonte como piloto, acreditamos que em 60 dias tudo esteja funcionando. A vantagem deste sistema é que as prefeituras que aderirem, terão sempre um censo atualizado com todas as informações dos moradores do município, além de mais transparência na administração pública. Com o sistema todas as informações estarão sempre atualizadas em um banco de dados criptografado, podendo ser acessado por secretários, prefeito e vice-prefeito, usando uma senha individual, com isso cada secretário pode analisar dados pertinentes a sua secretaria emitindo relatórios e gráficos filtrados conforme sua necessidade".
Valdir acrescentou que com o sistema, a Secretaria de Saúde terá um controle efetivo dos exames solicitados e entregues pelos agentes de saúde. Os agentes de saúde usarão o sistema e-rastro-censo no tablete, com isso agiliza o atendimento, e evita preenchimento de planilhas manuais, podendo posteriormente ser exportadas para o sistema SIAB, evitando trabalho de digitação e duplicidade de serviço. Os integrantes do colegiado ficaram de analisar a proposta apresentada.
A seguir a diretora de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar de Jaraguá do Sul, Cristiane Haffermann Wille falou que está disponível aos municípios da AMVALI através da Programação Pactuada e Integrada – PPI, o ambulatório para gestação de alto risco localizado no Centro de Saúde da Mulher de Jaraguá do Sul. Informou também sobre exames de alta complexidade (tomografia/ressonância), onde só terão acesso os municípios através da PPI.
Na sequência, Cristiane apresentou o "Projeto Aplicativo: Núcleo Regional de Apoio Técnico em Regulação". O projeto faz parte do curso de especialização "Regulação em Saúde no SUS", do Hospital Sírio Libanês.
Cristiane explicou que o Hospital Sírio-libanês é uma instituição filantrópica brasileira que desenvolve ações integradas de assistência social, de saúde, de ensino e de pesquisa. É reconhecida internacionalmente pela excelência liderança e pioneirismo em assistência à saúde e na geração de conhecimento. A parceria firmada entre o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio- libanês por intermédio do instituto de ensino e pesquisa IEP/ HSL possibilitou a construção de uma proposta educacional voltada para qualificação de profissionais atuantes na regulação em saúde.
A especialização foi construída para contribuir com a capacitação dos profissionais, visando o fortalecimento da regionalização. Tem como objetivo ampliar o acesso ao usuário e garantir a integralidade do cuidado, com qualidade e segurança. Para tanto as atividades educacionais foram concebidas de modo a promover o desenvolvimento articulado de conhecimento, habilidades e atitudes que contribuam para efetivação do conjunto das atividades requeridas. O curso prioriza ainda o desenvolvimento de capacidades para construção de projetos de intervenção na realidade – projeto aplicativo.
O Projeto Aplicativo é uma atividade coletiva, desenvolvida por um pequeno grupo de especializandos, com foco na construção de uma intervenção, relacionada aos problemas que estão inseridos. O curso utiliza a construção de projetos aplicativos viáveis e relevantes, com ênfase na melhoria da qualidade da atenção básica, gestão e ou educação na saúde, contextualizados conforme a região de saúde. Busca-se a pactuação com os atores reais (gestores, profissionais, especializandos) visando promover o comprometimento de cada um com a superação do problema priorizado, ampliando a viabilidade do projeto aplicativo.
A proposta de ação para o Projeto Aplicativo é a criação do Núcleo Regional de Apoio Técnico em Regulação, cuja área de abrangência será a microrregião de Jaraguá do Sul, onde serão envolvidos os municípios de Massaranduba, Guaramirim, Corupá, Schroeder e Jaraguá do Sul e a 24º GERSA. Os objetivos da proposta são: a formalização dos fluxos regionais; a criação de protocolos de acesso regional; e o fortalecimento da organização e comunicação intersetorial e inter-regional.
As vantagens são: o fortalecimento da cooperação dos gestores dos serviços de saúde; a organização do sistema regional de saúde; e a padronização dos fluxos/protocolos regionais. Os envolvidos são: especializandos do Grupo afinidade II – Pós em Regulação do Hospital Sírio-Libanês; gestores municipais (Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Schroeder); gestor regional (24ª GERSA); e técnicos multidisciplinares dos municípios (Atenção Básica, Atenção Hospitalar, Vigilância em Saúde e Auditoria, Avaliação e Regulação).
No final da reunião, o diretor do Hospital São José, Maurício Souto Maior aproveitou a oportunidade e colocou a disposição dos municípios a estrutura do novo Centro de Imagem que conta com sala de treinamento e agradeceu a parceria da SMS de Jaraguá do Sul através do secretário de saúde de Jaraguá do Sul, Ademar Possamai e a parceria da Gerência de Saúde através de Silvio Chaves. Silvio Chaves informou sobre recursos repassados pelo Governo do Estado.
Adriane Schimainski dos Santos
Assessora de Comunicação (SC01971JP)
Twitter: @amvali_sc | http://www.facebook.com/amvalisc
Tel.: (47) 3370-7933
Atuando decisivamente para o desenvolvimento do Vale do Itapocu.