You are currently viewing AMVALI realizou o 1º World Café

AMVALI realizou o 1º World Café

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu realizou na última segunda-feira (4), o 1º World Café que faz parte do "Plano de Macrodiretrizes Urbanísticas e de Inovação" realizado em parceria com a PUCPR. O tema do encontro foi "Inovação", o intuito foi debater ações para gestão do ordenamento territorial e o desenvolvimento da sociedade, da economia local e regional, notadamente baseada na chamada economia do conhecimento e da inovação.

O World Café contou com a presença do presidente da AMVALI – prefeito Lauro Fröhlich, do prefeito de Schroeder – Osvaldo Jurck, do professor da PUCPR – Dr. Luiz Márcio Spinosa, da secretária executiva da AMVALI – Juliana Demarchi, do vice-presidente da FIESC – Célio Bayer e representado o Instituto Jourdan – Márcio da Silveira.

O objetivo foi prospectar e construir conjuntamente, um cenário futuro do papel da inovação no desenvolvimento de Vale do Itapocu – "Como queremos o Vale do Itapocu no Universo dos Ecossistemas de Inovação no Brasil". Participaram representantes do poder público, da academia, do setor empresarial e do terceiro setor. Durante o encontro os participantes responderam um questionário, que foi elaborado para captar a visão e sugestões sobre o tema "Inovação". As informações servirão para elaboração de um plano de ação.

De acordo com Luiz Márcio Spinosa "o projeto indicará estratégias e soluções voltadas no desenvolvimento urbano, mobilidade, acessibilidade e desenvolvimento econômico. A intenção do World Café é que cada município exponha suas necessidades. Atualmente, Florianópolis é referência em Tecnologias de Informação – TI que até 15 anos atrás tinha a economia baseada apenas no turismo".

Durante a abertura o presidente Lauro salientou a importância de planejar o futuro da região e explanou sobre o Plano Diretor que já estão sendo revisado por alguns municípios.

Lembrando que o "Plano de Macrodiretrizes Urbanísticas e de Inovação" engloba os sete municípios da microrregião e visa o estudo de macrodiretrizes urbanísticas e macrozoneamento regional, com vistas ao planejamento físico-territorial, necessário para suportar a expansão da base econômica e populacional ao longo dos principais eixos de desenvolvimento da região, notadamente, BR 280 – BR 101 – contorno ferroviário – ferrovia litorânea – aeroporto regional industrial, bem como estudos de traçados de novas ligações viárias e intermodais na região nordeste catarinense.    

FONTE: Equipe Técnica da AMVALI e Jornal do Vale do Itapocu.

Adriane Schimainski dos Santos
Assessora de Comunicação (SC01971JP)

Twitter: @amvali_sc | http://www.facebook.com/amvalisc

Tel.: (47) 3370-7933

Atuando decisivamente para o desenvolvimento do Vale do Itapocu.