A secretária Executiva da AMVALI, Juliana Pereira Horongoso Demarchi juntamente com o diretor de Turismo e Jaraguá do Sul, Fenísio Pires Júnior e a consultora do Colegiado de Turismo da AMVALI, turismóloga Daiane Ramos estiveram em Brasília na última semana. O objetivo da viagem foi visitar alguns ministérios e apresentar projetos da nossa microrregião para captação de recursos. A visita foi articulada pelo assessor do senador Casildo Maldaner na nossa região, Ilton Piram.
Na quarta-feira (17), a comitiva foi recebida pelo assessor Ricardo Ribeiro e Silva, do senador Casildo João Maldaner que articulou uma visita ao Ministério do Turismo, onde a comitiva participou de reunião com a Assessoria Parlamentar do Ministério do Turismo que responde pelas atividades relacionadas ao acompanhamento de matérias legislativas e outros assuntos de interesse do ministério junto ao Poder Legislativo. No Ministério do Turismo, a comitiva foi recebida pelo coordenador da assessoria e assessor do ministro, Frederico Hélcio Ribeiro Custódio de Almeida.
Durante o encontro a comitiva da AMVALI apresentou o potencial turístico da nossa região e um projeto de turismo que está sendo desenvolvido pelo Colegiado de Turismo da AMVALI. O objetivo do projeto é a estruturação de uma Central Turística Regional. Foi explanado também sobre outras ações como a elaboração dos Planos Municipais de Turismo, projetos de infraestrutura turística, sinalização turística, Centrais de Atendimento ao Turista – CATs nos sete municípios da AMVALI.
Conforme Fenísio "além da importância da apresentação de nossa região ao assessor do ministro e coordenador da assessoria, Frederico de Almeida, nesta reunião nos foi apresentada a estrutura do Ministério do Turismo e encaminhado os assuntos a cada diretoria do ministério. Esta ação atestou a funcionalidade do sistema que implantamos em consonância ao Plano Nacional do Turismo. O assessor do ministro parabenizou a região pela organização".
Já na quinta-feira (18), a comitiva acompanhada do assessor Ricardo Ribeiro e Silva participou de reunião com Edson José Trentin Tibério, da Chefia de Gabinete da Secretaria Nacional de Programas do Desenvolvimento do Turismo, da Secretaria Nacional de Programas de desenvolvimento do Turismo – SNPDTUR no Ministério do Turismo.
Nesta reunião também foi apresentado o potencial turístico da nossa região e o projeto de turismo do Colegiado de Turismo da AMVALI para estruturação de uma Central Turística Regional. Segundo Juliana "nesta reunião conseguimos agendar visitas com outras áreas do Ministério do Turismo, percorrendo todos os caminhos para elaboração do nosso projeto de acordo com todas as regras e normas de todas as áreas do Ministério do Turismo".
Na sequência a comitiva visitou a Secretaria Nacional de Politicas de Turismo no Departamento de Produtos e Destinos, onde foi recebida pelo diretor de Produtos e Destinos e Turismólogo, Wilken Souto e pelo coordenador Geral de Estruturação de Destinos, Cristiano Araújo Borges. Foram realizadas as mesmas apresentações.
De acordo com Juliana "recebemos uma série de elogios sobre o trabalho que já vem sendo desenvolvido em nossa região. Deixamos a região da AMVALI a disposição para o desenvolvimento de um projeto piloto que esta sendo desenvolvido pelo Ministério do Turismo, onde serão escolhidos dois ou três estados para participarem. O referido projeto é sobre a "Categorização dos Destinos". Foi discutida a escolha dos municípios indutores de turismo, sendo que defendemos que o município indutor da nossa região deve ser Joinville, conforme definido em reunião do grupo da Instância de Governança da Região Norte do Estado".
Fenísio salienta que "na visita a Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo – SNPDTUR no Ministério de Turismo articulamos as possibilidades de investimentos em infraestrutura, com projetos estruturantes para Sinalização Turística e CAT's. Participaram da reunião ainda o coordenador de infraestrutura e a coordenadora do PRODETUR. Foi sugerido a inscrição de um projeto para esta infraestrutura pretendida, pleiteando recursos de programação do ministério. Ao mesmo tempo, nos foi sugerido caminhar junto a secretaria de estado para que nossa região seja indicada através de uma carta de indicação do estado, para participação no PRODETUR. Estes projetos poderão ser trabalhados através de um consórcio público".
Fenísio destacou também que "na Secretaria Nacional de Politicas de Turismo no Departamento de Produtos e Destinos, após apresentação de nossa estrutura de trabalho, fomos elogiados pela organização e alinhamento com o Plano Nacional, e que este passo é primordial nas relações de investimento do Ministério do Turismo. Foi afirmado que somente através de consórcio público ou prefeitura se poderá inscrever os projetos. Que o próximo passo do MTUR será a categorização dos destinos e que nossa região é séria candidata para ser piloto nesta ação. Que com isso a escolha de nosso município indutor (Joinville) para a próxima etapa do projeto dos municípios indutores do MTUR, garantirá investimentos em curto prazo aqui".
Maiores Informações:
Juliana (47) 3370-7933.
Fenísio (47) 3370-9797 / 8861-5064.
Adriane Schimainski dos Santos
Assessora de Comunicação (SC01971JP)
Twitter: @amvali_sc | http://www.facebook.com/amvalisc
Tel.: (47) 3370-7933 ramal 211 ou (47) 8806-7536.
Atuando decisivamente para o desenvolvimento do Vale do Itapocu.