Barra Velha se prepara neste final de semana para participar do 16º Açor – Festa da Cultura Açoriana, que em 2009 acontece na cidade de Palhoça, no centro de eventos "Palhoção", de 9 a 11 deste mês. As tradições culturais do Açor reúnem 52 instituições ou cidades de colonização luso-açoriana do Estado, e Barra Velha divulgará no evento sua história e seu potencial cultural e turístico, com a presença das bandeiras do Divino Espírito Santo e também da rainha Jaqueline Moreira, juntamente com as princesas Vanusa Gervásio e Slayne Santos, anfitriãs da 13ª Festa Nacional do Pirão, que aconteceu no último feriadão do dia 7 de setembro. Os mascotes da Festa do Pirão também marcarão presença.
A cidade levará ainda o Grupo Folclórico Alma Açoriana, formado no município para difundir as danças típicas dos Açores, e também seu artesanato e potencial artístico, além do Terno de Reis "Mensageiros" e do artesanato da Asbart – Associação Barravelhense de Artesãos e Artistas Plásticos. O destaque de Barra Velha nesta edição 2009 é o fato de a cidade ter sido agraciada com o troféu "Ilha do Corvo", o qual premiou a melhor artesã de cultura açoriana do Estado de Santa Catarina. A vencedora foi Maria Alves, do bairro Los Angeles, uma das mais antigas fiandeiras de tucum do Estado.
A premiação aconteceu em Palhoça, no último dia 24, na presença dos familiares de Maria Alves, juntamente com o pesquisador e historiador Cacá Fagundes, que fez todo o levantamento histórico da tradição da fiação de tucum na pesca artesanal barravelhense, e também de autoridades como a secretária de Educação Antonina Ramos e a diretora de Cultura Jacinda Padilha, além do presidente da Câmara de Vereadores Jair Bernardo, que representou o prefeito Samir Mattar (PMDB).
Convite aos barravelhenses
A intenção do prefeito Samir e também da secretária Antonina é levar a Palhoça uma delegação colorida e que mostre o potencial cultural da cidade. A cidade de Barra Velha terá um estande para apresentar seu artesanato, sua gastronomia típica e também seus pontos turísticos, e a Prefeitura convida os barravelhenses para se deslocarem até Palhoça no final de semana, a fim de conferir a presença da comitiva local no evento.
No domingo, dia 11, às 10h da manhã, acontece o ponto alto do 16º Açor: a Missa Especial com o padre Valmir Silvano, na Matriz de Palhoça, com a participação do imperador da Festa do Divino de Barra Velha, Pedro Jeremias Borba, e da imperatriz Graça Moura da Silveira. Nesta celebração, reúnem-se todas as bandeiras do Divino Espírito Santo das cidades participantes, juntamente com as chamadas "Folias do Divino" e demais tradições culturais, como grupos folclóricos, bois-de-mamão e também ternos de reis.
Barra Velha está filiada ao Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC desde 2001, por iniciativa do então secretário de Educação Jório Castro Cruz. Em 2005, a cidade sediou, no entorno do Ginásio Alfredo José de Borba, uma das edições do Açor mais elogiadas pelos participantes das 52 instituições que regularmente marcam presença – entre elas, a Casa dos Açores de São Paulo.
Fonte:
Jacinda Padilha
Diretora de Cultura / Prefeitura de Barra Velha
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fone (47) 3446-7700 ou 9109-4526 (novo telefone)