You are currently viewing Telecentro Digital de Barra Velha atinge 5 mil acessos à internet

Telecentro Digital de Barra Velha atinge 5 mil acessos à internet

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Setor oferece horários de internet para pesquisas escolares totalmente gratuitas, e inclusive para jogos eletrônicos e sítios de relacionamento como Orkut ou ferramentas de comunicação como o MSN.

Exatos 5.185 acessos à Internet, 841 internautas inscritos e uma média de 560 atendimentos por mês. Estes são os números expressivos do Telecentro Digital Comunitário Instalado na Biblioteca Municipal Dolores Gimenez Hernandez, na avenida Governador Celso Ramos, 181, centro de Barra Velha. O espaço de inclusão digital, uma parceria entre o Ministério das Comunicações e a Secretaria de Educação da Prefeitura de Barra Velha, completou oito meses de funcionamento ininterrupto no último dia 26 de outubro.

O setor oferece horários de internet para pesquisas escolares totalmente gratuitas, e inclusive para jogos eletrônicos e sítios de relacionamento como Orkut ou ferramentas de comunicação como o MSN. Segundo o técnico responsável, Marcos Adriano Oliveira Ferreira, muitos estranham o telecentro autorizar o uso de jogos ou Orkut, mas dentro do conceito de "inclusão digital" proposto pelo Ministério das Comunicações, o lazer também está presente, pois auxilia no aprendizado do uso do microcomputador.  

O técnico e professor frisa ainda que em junho deste ano, houve a compra de uma antena via satélite para garantir a conexão, que antes era a mesma da Prefeitura. "Na verdade, hoje o telecentro é um espaço de troca de informações, já que por ser anexo à biblioteca, muitos dos que aguardam a vez de usar o computador, acabam lendo livros no local", observa o técnico. Segundo ele, são 30 minutos diários garantidos para o uso de jogos ou sítios de lazer, e uma hora diária para pesquisas ou consultas ao FGTS, extratos de aposentadoria, inscrições de título de eleitor, entre outros.

A Secretaria de Educação informa que a partir de 2010, a intenção é aumentar a velocidade de conexão e criar um conselho gestor do uso do Telecentro Comunitário, cujos conselheiros definirão as ofertas de cursos de informática nas diversas linguagens e níveis existentes. Atualmente, o telecentro usa o sistema operacional Linux, o qual, segundo Marcos, é fácil de usar, possui registro gratuito e não traz vírus para os computadores. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Marcos e a coordenadora da biblioteca, Nilcéia Keller, convidam a todos para visitar este espaço de inclusão e conhecimento.

Fonte:

Marcos Adriano / Técnico Responsável

Telecentro Comunitário da Biblioteca Profª Dolores Jimenez Hernandez

Fone 3446-7733 / 8839-1832 ou 994-6983