You are currently viewing Barra Velha promove alterações de trânsito na malha viária central

Barra Velha promove alterações de trânsito na malha viária central

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Mudanças iniciam sexta-feira, dia 18, e Polícia Militar vai orientar motoristas sem penalidades. Ruas Paraná e Bernardo Aguiar serão alteradas, além de trecho da avenida Santa Catarina. Caminhões de pedras da obra da foz do Itapocu não passarão pelas vias centrais.

A Diretoria de Trânsito da Prefeitura de Barra Velha finaliza hoje (dia 17 de dezembro) as pinturas necessárias para efetivar as alterações de Trânsito nas vias centrais da cidade durante a alta temporada de verão, previstas para iniciar sexta-feira, dia 18. O diretor de Trânsito, Josué Cesário da Luz, frisa que foram instalados trechos de mão única em vários pontos de ruas centrais, como Bernardo Aguiar, Humberto Pimentel, Paraná, além da avenida Santa Catarina e a colocação de placas disciplinando o estacionamento.

As alterações principais estão justamente nestas ruas: a Paraná agora é mão única no sentido Praça Lauro Carneiro de Loyola até Igreja Matriz (rua das agências bancárias), onde ganhou um pequeno trevo em construção; o acesso à avenida Beira Mar se dá entrando pela avenida Governador Celso Ramos, chegando à Igreja Matriz do Divino Espírito Santo e convergindo para a Bernardo Aguiar e logo em seguida, para a Humberto Pimentel, que terá mão única na descida, ou seja, acessará diretamente a praia central. A orla principal da cidade segue no sentido único norte/sul, como no inverno, sem alterações.

A Bernardo Aguiar inicia sua mão única no trajeto da Matriz até a rótula de acesso à avenida Santa Catarina. A avenida, no trecho que vai da rótula no sentido norte (em direção à praça Lauro Carneiro de Loyola), é também de sentido único. Já a avenida Santa Catarina segue em mão dupla da rótula ao sentido sul (Tabuleiro), mas com alguns pontos de estacionamento apenas do lado direito.

"Os motoristas e pedestres podem ficar despreocupados, assim como nossos turistas e veranistas", adianta Cesário. "A intenção é desenvolver um sistema de trânsito simplificado, que evite congestionamentos", acrescenta. Cesário observa que já fez um levantamento das necessidades e fluxo nas vias principais, e elaborou dois mil panfletos com o desenho das vias alteradas. Os recursos para as alterações virão do convênio de trânsito firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Cesário observa que 104 novas placas foram necessárias para todas as alterações propostas, entre placas de sentido proibido, estacionamento proibido, embarque e desembarque, "pare" e outras. A Polícia Militar colabora na distribuição dos panfletos com o novo mapa viário, e não fará punição ou aplicação de multa nas convergências alteradas até dia 21 de dezembro.

Ameaça de cancelamento

As mudanças nas vias centrais de Barra Velha, anunciadas em novembro, chegaram a ser canceladas devido ao reinício emergencial da obra da foz do rio Itapocu, que passa por serviços de fixação e desassoreamento.

As mudanças, entretanto, foram retomadas após testes feitos em ruas alternativas da cidade. A princípio, iria se manter o trajeto normal das ruas centrais devido ao tráfego de caminhões pesados de transporte de pedras pelo centro barravelhense (pedras usadas na construção dos molhes da boca da barra). O prefeito Samir Mattar  alertou para a possibilidade de estragos no asfalto da rua Paraná.

Com a alteração da Paraná para mão única, os caminhões de pedras entram pela avenida  Thiago Aguiar, que tem base asfáltica mais consistente, passam pela rua Pedro Alcântara de Freitas (já no calçamento, em frente ao cemitério), descendo pela rua Alagoas e pegando a rua Vice-prefeito José do Patrocínio de Oliveira, na margem da lagoa, fazendo o retorno pelo curto trecho da Eugenio Krause, e seguindo na Armando Petrelli em direção à foz do Itapocu.

Fonte:

Josué Cesário da Luz

Diretor de Trânsito

Graduado em Administração e Segurança de Trânsito pela Univali

Diretor e instrutor educacional credenciado pelo Icetran

Fone (47) 3446-7724 ou 9994-4747  


Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fone (47) 3446-7700 ou 9109-4526