O objetivo da prefeitura com os equipamentos é conscientizar os motoristas, prevenir acidentes e controlar a frota de veículos Dois equipamentos alugados pela Prefeitura de Jaraguá do Sul em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil devem auxiliar na prevenção de acidentes e controle da frota de veículos no município.
O primeiro equipamento chama-se Radar Móvel e serve para controlar a velocidade dos veículos que transitam pela cidade. O equipamento será instalado, sem aviso prévio, em pontos estratégicos da cidade, nos locais onde há mais reclamação de abuso de velocidade. A partir de fevereiro o aparelho estará atuando, alternadamente, em mais de 50 pontos da cidade.
Entre eles, nas proximidades do cruzamento entre as ruas Antônio Carlos Ferreira e Lourenço Kanzler, na Vila Lenzi; em toda a extensão da Rua José Theodoro Ribeiro, na Ilha da Figueira; e na Rodovia Manoel Francisco da Costa, no trecho entre os bairros Vieira e Santa Luzia. De acordo com a sinalização de trânsito, a velocidade máxima permitida nas proximidades de escolas, creches e postos de saúde é de 40 km/h e em outros pontos, de 60 km/h.
O segundo equipamento é conhecido como Blitz Eletrônica e funciona como um rastreador de veículos irregulares – furtados ou que não estão com a documentação em dia. Trata-se de um foto-sensor, disposto alguns metros antes do local da blitz policial, que agiliza o trabalho da polícia, já que identifica irregularidades através da placa do veículo, comunica os agentes através de um computador e esses agentes poderão parar apenas os veículos previamente detectados como irregulares.
O investimento total será de R$ 69 mil por nove meses de aluguel do equipamento Blitz Eletrônica e de R$ 70.500 por quatro meses de aluguel do equipamento Radar Móvel. O custo total será dividido entre a prefeitura (50%), a Polícia Militar (25%) e a Polícia Civil (25%), num convênio de trânsito. O objetivo com essas duas ações, de acordo com o gerente de Trânsito e Transporte José Schmitt, é criar uma consciência de prevenção de acidentes na população. Para se ter uma ideia da violência no trânsito de Jaraguá do Sul, comparando-se os meses de julho a dezembro de 2008 com os mesmos meses de 2009, o número de mortes por acidente de trânsito aumentou 500%. Os dados foram fornecidos pelo Hospital São José.
Fonte: José Schmitt – gerente de Trânsito e Transporte – (47) 2106-8169
Clarissa Borba
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222 / 2106-8199