O sistema de limpeza das nove praias de Barra Velha adotado no início da alta temporada pela Prefeitura tem recebido elogios de banhistas e moradores. A limpeza é diária e mantém em excelente estado os locais mais freqüentados pelos veranistas. O serviço é executado pela Secretaria de Obras no centro, Grant, Península, Canoas, Itajuba, Tabuleiro, Barrainha, Cerro e Praia do Sol.
O maior volume de trabalho, segundo informa o secretário Dalete Vieira, se concentra nas praias principais, como a central, o Grant e o Tabuleiro. O lixo, em geral, é composto com elementos da restinga, como algas e cipós, além de garrafas plásticas, latas de cerveja, pedaços de isopor e cocos.
Os horários de serviço são estendidos, e já houve dias em que a equipe iniciou às 3h da manhã, segundo informa o secretário. Em média, o horário inicial dos serviços é 4h, para deixar a orla limpa quando da chegada dos banhistas. Um total de 12 a 15 servidores públicos contam com caminhões e patrola para os trabalhos. O pico dos serviços aconteceu entre Natal e Ano Novo, e em geral, a equipe segue limpando até a divisa com o bairro Itacolomi, em Balneário Piçarras.
"Estamos mantendo a limpeza diária até o carnaval. Após o carnaval, vamos estudar um cronograma semanal para sempre deixar a orla em ordem", comenta. Para o veranista Aloísio Kellner, de Canoinhas, o serviços têm um saldo positivo. Ele alega que já esteve em várias praias e nunca viu um serviço tão abrangente. Kellner, entretanto, cobra mais lixeiras na orla.
Fonte:
Dalete Vieira
Secretário de Obras
Fone (47) 9179-1290
Fotos Gaspar Toscan
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527