Ouvidora se aposenta depois de 25 anos dedicados ao serviço público

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Hoje foi o último dia em que dona Hilda Anacleto de Bittencourt, 58 anos, desempenhou seu papel de ouvidora na Prefeitura de Jaraguá do Sul. Com 25 anos dedicados ao serviço público e mais cinco no setor privado, ela se aposenta levando boas lembranças do serviço que realizou.  

E essa senhora, casada há 41 anos, mãe de duas filhas, também funcionárias públicas municipais, e avó de três netos, tem muita história para contar. Em 1984, aos 33 anos de idade, ingressou na carreira pública. Mas sem concurso, pois ele ainda não havia sido instituído na prefeitura. Os funcionários eram celetistas. Começou no setor de limpeza, na antiga sede da prefeitura, onde hoje funciona o Museu Histórico Emílio da Silva. Depois foi transferida para o setor de Xerox, onde, por mais de 12 anos, se dedicou a fotocopiar trechos de livros, jornais e documentos os mais diversos.


"Sempre amei meu serviço de paixão. E um dos segredos para ser feliz no trabalho é nunca misturar o pessoal com o profissional. Se tinha algum problema na família, não trazia para o trabalho. E vice-versa", lembra. Nos 25 anos de serviço, foi funcionária exemplar. Nunca recebeu nenhuma advertência.  Quando o setor de Xerox foi terceirizado na prefeitura, dona Hilda passou a exercer a função de ouvidora e registrou mais de 50 mil reclamações e sugestões dos jaraguaenses pelo 156, durante os 12 anos de trabalho nesse setor.

Ouviu muitos munícipes exaltados, mas também os calmos. Aqueles que entendem a função do ouvidor e aqueles que não querem nem saber do seu papel, apenas querem seu problema solucionado. Imediatamente.   A ouvidora passou por um câncer de mama, teve a oportunidade de receber uma aposentadoria proporcional, mas preferiu continuar trabalhando. E se curou do câncer. Agora, aposentada, faz planos de morar com o marido no sítio de sua propriedade em Barra Velha, onde gosta de pescar no Rio Itapocu. "Quero pescar muito. Ficar no barco, pescar, depois limpar o peixe e comer fritinho", delicia-se com a ideia.      

Clarissa Borba
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222 / 2106-8199