Fundema embarga e manda demolir muro na rua Armando Petrelli em Barra Velha

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Um ato de fiscalização da Fundação do Meio Ambiente de Barra Velha (Fundema) resultou na demolição de um muro de pouco mais de dois metros construído irregularmente na rua Armando Petrelli, entre o mar e a lagoa. O muro foi demolido na última terça-feira, dia 9, após o embargo efetuado pela presidente da fundação, Maria Luisa Duarte de Oliveira. Ele estava sendo construído no início da rua, mas segundo Luisa, estava na área de mangue que caracteriza a lagoa, onde é proibido qualquer tipo de edificação.

A Fundema confirmou que não houve dano à vegetação, e por conta disso, converteu a multa ao proprietário, de nome não divulgado, em placas de conscientização ambiental. O valor, de R$ 1 mil em multas, será transformado em duas placas com mensagens ambientais grandes, e outras seis pequenas. As placas grandes serão instaladas na região da própria lagoa, e as pequenas, espalhadas em praias como a do Sol, Tabuleiro e central.

Luisa frisa que a resolução do IBAMA estabelece que a área da rua Armando Petrelli, na península entre mar e lagoa, é totalmente protegida. Pelo IBAMA, do lado do mar, não se constrói mais nada. Já na margem da lagoa, a Fundação do Meio Ambiente do Estado (FATMA) estabelece que reformas dos imóveis existentes são possíveis, desde que não haja ampliações de áreas construídas. Na região final da Armando Petrelli está a foz do rio Itapocu, que passa por obras importantes – a construção dos molhes de pedra que servirão para fixar o canal da desembocadura, uma parceria entre os Governos Federal e Municipal.

Fonte:

Maria Luisa Duarte de Oliveira

Presidente da Fundema-BV

8405-3405 ou 3457-1184


Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527