Os Vereadores Jorge Feldmann, Marcos Mannes e Gilberto Junckes que participaram da Missão Técnica na cidade de Erechim-RS, juntamente com uma comitiva de Guaramirim ficaram impressionados com a sintonia que existe entre os poderes e os diversos setores daquele município.
O primeiro contato foi com o prefeito daquela cidade, Paulo Polis. No encontro o prefeito destacou os esforços que o município faz para fortalecer o setor econômico do município."O nosso Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social conta com a participação de 47 pessoas de vários segmentos da comunidade que nos ajuda a estimular este setor". Ele ressaltou que são cerca de 5.800 empresas no município e que no último ano foi possível gerar mais 1.500 novos empregos.
Polis falou também que o seu município vem se destacando nacionalmente por adquirir grande parte dos alimentos para merenda escolar dos agricultores familiares do próprio município. "Hoje já estamos adquirindo até 70% mas a nossa meta e que neste ano tenhamos na merenda de nossas escolas municipais 100% de alimentos dos nossos agricultores". Os represent antes ouviram também que Erechim tem hoje uma população aproximada em 100 mil habitantes com um orçamento de 114 milhões.
A presidente da Aciag, Eluisa Maiochi, o presidente da ADL, Reinaldo Richter e o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Feldmann, falaram em nome da comitiva. Elogiaram a forma como está sendo conduzida a administração municipal, e todos foram unânimes em afirmar que este modelo precisa ser implantado em Guaramirim. Feldmann disse mais "se em Erechim tem este orçamento para a sua população e avançou tanto, imaginem nós com um orçamento de R$ 70 milhões para cerca de 35 mil pessoas".
A comitiva na seqüência foi até o Distrito Industrial daquela cidade que conta com 10 empresas de vários ramos. O distrito conta com completa infra-estrutura que é oferecida pelo município. O distrito que não conta com mais espaços vazios para novas empresas, está se expandindo e deverá receber mais 13 novos lotes de 3 mil metros quadrados para novos investidores.
Os guaramirenses estiveram também no Pólo Cultural, uma iniciativa da Associação Empresarial de Erechim junto com os representantes das etnias locais. As entidades uniram-se e com recursos que conseguiram junto aos governos federal, estadual e municipal, e com o apoio de empresários locais, construíram um espaço que tem 4.800 m² distribuídos em três níveis. Abriga no primeiro andar um amplo hall, cinco ambientes gastronômicos representativos dos italianos, alemães, poloneses, israelitas e gaúchos.
No segundo pavimento há cinco amplos ambientes destinados ao desenvolvimento cultural. O terceiro piso abriga um salão de eventos com capacidade para mais de 650 pessoas e simboliza a junção de todos os colonizadores na formação de um povo único.
O prédio utiliza materiais que fazem referência ao início da colonização, como pedra, madeira, telha de barro, compondo uma estrutura rústica que contrasta com a moderna tecnologia encontrada nas esquadrias, na solução de pele-de-vidro glazing, com acabamentos em cores variadas, com destaque para a marquise e o elevador panorâmico.
Além do prédio, compõe a estrutura do Pólo de Cultura de Erechim, uma ampla praça frontal, tendo sua base formada por um mosaico de materiais compostos por diferentes tipos e tamanhos de pedras, adornados com grama e outras plantas de onde erguem-se estruturas metálicas que acomodam as luminárias e espécies vegetais. Possui ainda um espelho d'água que ocupa uma área de 400 m² e concentra um volume de 400 m³, cuja utilização, além de proporcionar umidade ao ambiente, atende as necessidades do sistema de combate a incêndios.
O prédio e a praça está envolta por um estacionamento com capacidade para mais de 400 veículos, proporcionando conforto aos usuários. O empresário Reinaldo Richter que teve a iniciativa de agendar esta missão empresarial ao concluir a agenda disse que as pessoas que estavam na comitiva, junto com as entidades e o poder público, têm o compromisso de colocar em prática em Guaramirim tudo que foi visto em Erechim. "Temos que seguir este modelo, vamos nos empenhar a partir de hoje para que isso aconteça".