35 mil foliões invadem ruas de Barra Velha

Um público de 35 mil pessoas prestigiou o Carnaval "Barrafolia 2010" em Barra Velha, número comemorado pela organização, ligada à Secretaria e à Fundação de Turismo da cidade. De acordo com Conceição Freitas, presidente da Fundação Municipal de Turismo, no carnaval promovido na rua Ernesto Krause foram pelo menos 20 mil visitantes de sexta-feira, dia 12 de fevereiro, até terça-feira, dia 16, e cerca de oito mil participantes do bloco do Futgay 2010, no domingo à tarde.

O tradicional bloco de sujos, marcado pelos homens vestidos de mulher, fez com que o Costão dos Náufragos, o trecho da avenida Santa Catarina desde as canoas dos pescadores até a praça Lauro Carneiro de Loyola e a ponta norte da praia central (no início da Armando Petrelli) fossem tomados pelos foliões.

"E tivemos pelo menos uns três mil foliões nas noites de sábado e segunda, seguindo as duas escolas de samba que trouxemos para a cidade", observa Conceição, referindo-se às agremiações carnavalescas "Em Cima da Hora", de Jaraguá do Sul, e "Acadêmicos do Litoral", de Navegantes, que com suas baterias, lotaram o espaço da rua Ernesto Krause e foram aplaudidos pelos foliões.

Visitantes que passaram o Carnaval em Barra Velha elogiaram o colorido e a organização dos desfiles. Márcia Regina Lutz, de Curitiba, gostou das fantasias e coreografias das passistas da "Acadêmicos do Litoral", e lamentou que iria embora na segunda-feira pela manhã, e não poderia ver a segunda escola a desfilar.

E foi justamente a "Em Cima da Hora", de Jaraguá do Sul, que arrancou elogios pelas fantasias infantis que usavam relógios justamente numa alusão para que os carnavalescos não perdessem o horário dos desfiles. "Achei o máximo", comenta Aloísio Crispim Júnior, que veio de São Bento do Sul passar a folia de momo em Barra Velha.

Futgay com "drag queen"

No domingo à tarde, o público novamente prestigiou o Futgay. A saída foi do Costão dos Náufragos, passando pela avenida e chegando à rua Ernesto Krause e praia central. Na orla, o desfile de mais de 40 "candidatas" – todos homens vestidos de mulher – chamou a atenção pela criatividade e irreverência. Durante a avaliação dos melhores desempenhos, o show surpresa especial da drag queen Katlyn Karolin, de Curitiba, agitou os participantes.

A "Noiva Barravelhense" levou o prêmio de "rainha do Futgay 2010", seguida das "Abelhinhas Felizes", de Joinville, e da "Dama do Cabaré", de Barra Velha. Todos ganharam dinheiro e cerveja pela apresentação e participação na brincadeira, e vários brindes diversos foram sorteados para os foliões. 

Segurança garantida

O carnaval em Barra Velha também foi marcado pela segurança, sem grandes ocorrências policiais. A avaliação positiva é do major Helio Cesar Putkammer, comandante do quartel da PM na cidade. Ele frisa que a ação preventiva da Polícia Militar garantiu a segurança pública, embora tenham sido registradas situações de perturbação do sossego alheio manifestadas com o som alto. Mas não houve prisões em flagrante – apenas a advertência policial.

O êxito nas operações, conforme Putkammer, é atribuído ao planejamento operacional e ao reforço do 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM de Jaraguá do Sul) e do 23º BPM (de São Bento do Sul). A Polícia Militar constatou, entretanto, um acréscimo nas ocorrências de trânsito, o que redundou nas recomendações de cautela, observância de normas de segurança pelos motoristas e de responsabilidade.

Fonte:

Maria Conceição Freitas (Caruda)

Presidente da Fundação de Turismo

Fones 9179-1285 e 3446-1231


Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527