Presidentes de Associações de Moradores de Jaraguá do Sul e lideranças comunitárias recebem, nesta quarta-feira (24), às 19 horas, uma capacitação para coletar dados em suas comunidades. A capacitação acontece no Parque Municipal de Eventos e tem por objetivo possibilitar a coleta de informações para a obtenção de um panorama do déficit habitacional de Jaraguá do Sul. A ação é organizada pela Logos Assessoria e Projetos Ltda, empresa vencedora da licitação para organizar o Plano Local de Habitação de Interesse Social (Plhis).
O Plano tem três etapas e essa capacitação faz parte da segunda etapa do projeto. Na primeira etapa foram feitas as seguintes ações: capacitação de lideranças (novembro de 2009), lançamento do Plhis (novembro de 2009) e reuniões com o grupo de trabalho. Esse grupo é formado por membros da Diretoria de Habitação, Diretoria de Comunicação, Controladoria-Geral do Município, Secretaria de Desenvolvimento Social, Família e Habitação, Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, Procuradoria-Geral do Município e Conselho Municipal de Habitação.
O Plhis tem como meta auxiliar no desenvolvimento habitacional sustentável do município, a médio e longo prazo. O próximo passo será o envio de pesquisadores da Prefeitura de Jaraguá do Sul para auxiliar no levantamento de dados, para descobrir o déficit habitacional do município. Os funcionários estarão devidamente identificados e contam com a colaboração da população para fornecer as informações necessárias. A pesquisa será iniciada após a capacitação desta quarta-feira. Até o fim da elaboração do Plhis, que tem como prazo final dezembro de 2010, haverá mais uma audiência pública para que toda a população possa receber informações sobre o plano e dar suas sugestões. O plano é obrigatório ao município que quiser receber investimentos do Ministério das Cidades.