Profissionais da Fundação Catarinense de Assistência Social (Fucas), de Florianópolis, começaram ontem (dia 23 de fevereiro) a análise de campo dos assistidos pela Associação Cozinha Comunitária Iolanda Brugnago (ACCIB), no Morro do Colchão, visando avaliar quais os cursos de capacitação são adequados para serem implantados no bairro São Cristóvão, em Barra Velha.
O primeiro encontro sobre o assunto foi entre a assistente social Renata Vieira, juntamente com a executiva da Fucas Audrey Renbowski e a fundadora e presidente da Cozinha Comunitária, Ivete Brugnago Moraes. A assistente social Arlete Catarina Correa, da Diretoria de Habitação da Prefeitura local, acompanhou o encontro.
A intenção da Fucas, que passará em 2010 a administrar a Cozinha Comunitária, principal instituição de combate à fome de Barra Velha, é implantar o programa "Campeões nas Quadras e na Vida", ação referendada pelo Ministério Público Catarinense junto aos assistidos pela ACCIB. Entre os projetos constantes deste programa, está o "Adolescente Aprendiz", que poderá abranger menores ligados ou não à Cozinha Comunitária, os quais serão preparados para o mercado de trabalho.
De acordo com a diretora de Habitação, Isabel Cristina Borba, este foi um contato inicial, que ainda não oficializou datas para o início dos cursos, mas serviu para aproximar Cozinha Comunitária, Fundação e Prefeitura. Além da ACCIB, serão procuradas a Secretaria Municipal de Educação e ainda a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que poderá ser uma parceira do "Adolescente Aprendiz", absorvendo os jovens no mercado de trabalho local. A intenção do prefeito Samir Mattar é uma reunião geral com todos os setores interessados, para efetivar a vinda da Fucas para o município.
Samir também estuda os locais onde os cursos poderão ser implantados – além dos pavilhões da ACCIB, está em estudo o uso da estrutura do Centro de Ensino de Jovens e Adultos (CEJA), de Barra Velha (antiga Escolinha do Itinga), o qual deve passar por uma reforma neste ano de 2010.
A Fucas, no final do ano passado, confirmou a intenção de absorver a estrutura da ACCIB, implantando um sistema de comodato e instalando um núcleo semelhante ao instalado em Florianópolis, onde está a sede da fundação. A Fundação vai transformar toda a estrutura da instituição, num cronograma de melhorias que inicia agora em 2010.
A instituição quer instalar no Morro do Colchão boa parte de seus programas assistenciais que são referência no Estado de Santa Catarina. A ideia é construir um amplo ginásio de esportes no local, reformar os dois galpões onde atualmente acontece a distribuição de gêneros alimentícios e cursos profissionalizantes, construir dois refeitórios, manter e qualificar o programa de combate à fome e até mesmo assalariar as cozinheiras da entidade, que hoje, lideradas por Ivete, atuam de maneira voluntária.
Fontes:
Arlete Catarina Correa e Isabel Borba
Assistente social e diretora de Habitação
Fone (47) 3446-7701
Ivete Brugnago Moraes
Presidente e fundadora da ACCIB
Fone (47) 3456-1084
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527