A continuidade das aulas do programa Projovem Urbano em Barra Velha está ameaçada pelo desinteresse dos estudantes. O programa, que oferece aos matriculados a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental em 18 meses, paga uma bolsa de estudos no valor de R$ 100 mensais, iniciou em julho de 2009 com 300 matrículas efetuadas em Barra Velha, mas conta atualmente com apenas 73 estudantes participando do curso, que acontece no Centro de Ensino de Jovens (CEJA), no bairro São Cristóvão.
Segundo a secretária de Educação do município, Antonina Damásio Ramos, e também o coordenador estadual da Juventude do Governo do Estado, Azael Batista, o Projovem, para seguir em Barra Velha, precisa de um mínimo de 130 estudantes – ou seja, há 57 alunos a menos em sala de aula do que exigido pelo Governo Federal, que mantém esta parceria com a Prefeitura local. O que chama atenção é que além da oportunidade de completar os estudos em tempo reduzido, o programa paga R$ 100 mensais a título de bolsa de estudos, e nem mesmo assim, os matriculados têm marcado presença.
Outro diferencial do ProJovem é que além das disciplinas comuns para se completar o Ensino Fundamental, há ainda o oferecimento de um curso de capacitação em Turismo, voltado à realidade de Barra Velha, e um jantar diário para os participantes. "Os estudantes não poderiam perder essa chance", observa Azael. "Precisamos resgatar estes 50 ou 60 alunos já matriculados e colocá-los novamente em sala de aula, para não perder o curso e não prejudicar os 73 que querem concluí-lo", revela.
A secretaria de Educação de Barra Velha reforça o convite para que os jovens da cidade e região retornem ao ProJovem Urbano, instituído pelo Governo Federal e pautado em três eixos principais: educação, qualificação e ação comunitária, e frisa que esta iniciativa também abre oportunidade de trabalho para 14 professores contratados para o ProJovem.
Fonte:
Antonina Ramos
Secretária de Educação
Fone (47) 3446-7708
Azael Batista
Coordenador estadual de Juventude
Fone (48) 8835-8799
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527