O prefeito Luiz Carlos Tamanini de Corupá, acompanhado do secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer Loriano Rogério Costa (Kutcha) e da Chefe da Divisão de Cultura Cida Rosa, visitaram o Museu do Ferroviário e o setor de Inventariança da extinta Rede Ferroviária Federal, Unidade Regional em Curitiba, no dia 26 de fevereiro, solicitando apoio para a exposição dos 100 anos da Rede Ferroviária em Corupá, que acontece em agosto.
O inventariarista Mauro Mello Piazzetta, colocou-se a disposição para auxiliar, autorizando a pesquisa e digitalização de material fotográfico e documental. "Ele foi extremamente prestativo e vai intermediar junto ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) do Paraná, o empréstimo de documentos e peças de seu acervo. "Corupá é o município pioneiro da região em procurar apoio para a exposição", enfatizou.
No Museu do Ferroviário, na antiga estação, a comitiva conseguiu formar parceria para trazer a exposição itinerante de um acervo com objetos, peças e documentos, que ficará exposta de 31 julho a 7 de setembro de 2010 em local a definir.
Segundo Cida Rosa, as pessoas estão colaborando com o empréstimo de materiais. As famílias dos ex-ferroviários continuarão sendo visitadas para que auxiliem na construção da pesquisa histórica da rede ferroviária em Corupá. "Queremos organizar um painel de fotos dos ex-ferroviários. Para isso contamos com o apoio dos familiares". A foto será digitalizada na hora e não ficaremos com a original", diz Cida.
As famílias que tiverem qualquer foto relacionada com a construção da estrada de ferro, da estação e movimentação da época podem colaborar. Mais informações com Cida pelo telefone 3375-1399.
No dia 4 de março, a chefe da Cultura também visita o Iphan de Florianópolis para solicitar auxílio na pesquisa de material histórico.