O contrato de 30 anos da Casan em Corupá venceu no dia 30 de setembro de 2009. Depois de cinco meses do vencimento do contrato, o gerenciamento do abastecimento de água passa a ser da Prefeitura de Corupá. A data do cumprimento da causa judicial, dando ganho de causa para devolução da concessão ocorreu no dia 4 de março,
Na oportunidade, o Chefe Regional da Casan de Penha Idenésio de Souza, repassou o serviço para a administração municipal, com presença do vice-prefeito Carlos Dieter Werner e secretário de Saúde Alceu Gilmar Moretti.
Souza destacou que o escritório ainda ficará aberto até abril para recebimento de faturas atrasadas e repasse on-line de todas as informações a nova administradora. Os funcionários serão transferidos para os municípios de Massaranduba, Penha e Canoinhas.
Inicialmente, a prefeitura contratou a empresa terceirizada Serrana para gerenciar o abastecimento de água durante os primeiros seis meses. "É uma empresa com conhecimento e que já atua na área", diz o vice-prefeito Carlos Dieter Werner.
A denominação da nova entidade será "Águas Corupá", que definiu como primeiras ações:
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Consertar os vazamentos. Segundo pesquisa, 42% da água de Corupá é desperdiçada
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Funcionamento da Estação de Tratamento por 24 horas
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Instalação do telefone gratuito 0800, para recebimento de ligações informando problemas e também sugestões de melhoria
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Atendimento dos pedidos de ligações em 48 horas
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Implantação da rede de abastecimento em trecho de 2 Km da rua Itapocu
Segundo o prefeito Luiz Carlos Tamanini, a municipalização da água era uma das promessas de campanha e segundo pesquisa, 65% da população esperava por essa ação. "O gerenciamento da água no município possibilita ações locais, perto do munícipe, agilizando o atendimento. Precisamos da união de todos para que esse bem seja da melhor qualidade possível e tenha água na torneira todo dia", enfatizou Tamanini.
A empresa Serrana terá uma equipe de oito funcionários para administrar a "Águas Corupá". O contrato com a administração municipal é de R$ 80 mil mensais, em que estão incluídos o pagamento dos funcionários, aluguel, consertos, trator, caçamba, materiais para tratamento químico e outros.
A arrecadação com as contas de água é de R$ 120 mil, havendo sobras para investimento em melhorias no abastecimento. " Não visamos lucro financeiro, mas lucro em qualidade de água, que traz resultado econômico, reduzindo problemas na saúde", destaca o prefeito. Para o secretário de Saúde Alceu Gilmar Moretti há uma grande expectativa da população em relação à melhoria no abastecimento. "A responsabilidade agora é nossa e vamos fazer o melhor", finalizou.
O prefeito Luiz Carlos Tamanini esteve em Florianópolis no dia 4 de março para solicitar recursos destinados à ampliação da rede de abastecimento nos bairros Vila Isabel, Bomplandt e melhoria da distribuição para chegar em outras localidades.
Mais informações com secretário de Saúde Alceu: 3375-1234.