Silvino Vargas confirma presença no Campeonato Regional Sul de Bocha

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O para-atleta Silvino Allan Vargas, aluno das Escolas de Educação Básica David Pedro Espindola e Flavio Quirino Borges, de Barra Velha, se prepara para sua estreia entre atletas adultos da modalidade. Ele participa neste final de semana do Campeonato Regional Sul de Bocha Paraolímpica, que acontece em Joinville, segundo informa a professora Elisa Kososki Padilha, treinadora voluntária do aluno.

Silvino, que em novembro de 2009 conquistou a medalha de ouro dos Jogos Paraolímpicos Estudantis, em Brasília, participa agora de outra competição em nível olímpico, que poderá classificá-lo para o Campeonato Brasileiro Adulto da modalidade, previsto para outubro de 2010, em Uberlândia – MG. A expectativa para este evento de Joinville, entretanto, segundo Elisa, é mais pela participação e perspectiva de experiência do que por uma vitória.

"Será uma grande experiência para o Allan, mas temos consciência que vamos enfrentar competidores adultos", comenta a treinadora. "E são atletas de nível paraolímpico que já concorreram em mais eventos", acrescenta. Para Elisa, a participação de Silvino em Joinville servirá para avaliar se ele tem ou não condições justamente de competir no nível adulto. Para se preparar, o atleta treina as quintas e sextas-feiras pela manhã, em Barra Velha, e sua participação será custeada pelo Clube Roda Solta, de Itajaí, do qual integra a equipe. Elisa frisa, entretanto, que Silvino é sempre destacado como atleta de Barra Velha.

No último dia 12 de fevereiro, Silvino ganhou medalha municipal após o Torneio Municipal da modalidade, promovido em Itajaí. Em Brasília, novembro do ano passado, houve a conquista de seu maior título: a medalha de ouro nos Jogos Paraolímpicos Estudantis. Silvino tem 14 anos de idade e conta com apoio da Secretaria da Educação, Cultura e Desporto de Barra Velha.  

Segundo Elisa, a bocha paraolímpica para pessoas com deficiência que tiveram paralisia cerebral é jogada como a bocha tradicional, mas dentro da quadra de um ginásio. No caso de Silvino, Elisa auxilia a movimentação da cadeira de rodas e a colocação da bola na mão dele. O lançamento e as partes técnica e tática são com o atleta. A treinadora convida a população para ver o desempenho do para-atleta neste evento em Joinville. "Dificilmente acontecerá outro campeonato tão perto", comenta.  

Novos uniformes

Além de Silvino Allan Vargas, outros para-atletas de Barra Velha têm motivos para comemorar neste início de 2010. Um total de 45 estudantes portadores de necessidades especiais do município serão beneficiados com agasalhos completos – a maioria, alunos da Escola Especial Flávio Quirino Borges (APAE), conseguidos através de subvenção social destinada pelo deputado estadual Dagomar Carneiro (PDT).

Para o uso do paradesporto, serão destinados agasalhos completos, dois jogos de camisas e calções. A subvenção foi intermediada através da própria professora Elisa. Serão destinados aos para-atletas de tênis de mesa, bocha, bocha paraolímpica, atletismo e xadrez – entre eles, deficientes visuais, físicos e intelectuais – não necessariamente alunos da APAE. Os uniformes custaram R$ 4.700,00.

Fonte:

Elisa Kososki Padilha

Treinadora

Fones (47) 9143-7973