Barra Velha acaba de definir uma parceria com a Associação Educacional e Tecnológica de Santa Catarina (Assessoritec) visando a implantação da primeira escola técnica do município. A informação é do prefeito Samir Mattar (PMDB) e da secretária de Educação Antonina Damásio Ramos, que providenciam nesta semana a documentação necessária à cessão da estrutura física que servirá para a implantação dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Associação Educacional, que na verdade, funciona como uma faculdade de tecnologia.
De acordo com Antonina, esta documentação será encaminhada para a Câmara de Vereadores, que é quem aprova a cessão de espaços públicos visando parcerias educacionais como esta que está sendo planejada pelo prefeito Samir. A intenção é deixar à disposição da Assessoritec a estrutura do prédio do Centro de Ensino de Jovens e Adultos (CEJA), no bairro São Cristóvão, onde seriam realizados os cursos.
O prefeito destaca que seu objetivo é que em Barra Velha sejam oferecidos cursos que tenham relação com a realidade local, ou seja, cuja oferta atenda à demanda de empregos que cada vez mais se intensifica devido à instalação de empresas que já confirmaram a vinda na cidade, como é o caso da Eletro Aço Altona (siderúrgica), Havan (loja de departamentos e centro de distribuição) e Holly Woo (detentora da marca Mormaii e que projeta a construção de um centro de distribuição na cidade). "Nós temos que nos preocupar em oferecer e estimular o ensino profissionalizante para que não aconteça o que houve quando a fábrica de vidros da Cebrace se instalou na cidade, e não havia mão-de-obra qualificada", observa o prefeito.
Samir já mantém contatos com as novas empresas, que vão indicar quais os cursos são apropriados ao público de Barra Velha. O prefeito já solicitou os cursos desejados pelos empreendedores da Havan e também teve uma reunião com a direção da Assessoritec ontem (dia 8 de março) pela manhã. "Queremos implantar cursos que tiverem demanda, e ainda pensamos em opções que abram o mercado para a mão-de-obra feminina", observa a secretária Antonina. No CEJA do São Cristóvão, seriam sediadas aulas técnicas e profissionalizantes em aulas diurnas e noturnas.
"A princípio, teríamos 10 salas disponíveis para a parceria", relaciona a secretária. Os cursos são pagos, mas segundo avalia a secretária, os custos da Assessoritec estão mais em conta do mercado, e a Câmara de Vereadores deve receber a documentação oficializando a parceria ainda nesta semana. Entre as opções oferecidas pela Faculdade de Tecnologia, há os cursos de eletromecânica, metalurgia, segurança do trabalho, fabricação mecânica, administração e qualidade. "Também solicitamos à faculdade que crie um curso de técnico em edificações, no setor de construção civil, para as mulheres", observa Antonina.
Sobre a Assessoritec
A Assessoritec foi fundada em 11 de maio de 1998 em Joinville. Inicialmente, oferecia assessoria a empresas, ensino profissionalizante e preparatório para o exame supletivo do Ensino Fundamental e Médio. No ano de 2004, foi construída a sede própria no bairro Iririú. Foi neste ano que se constituiu o Instituto Tecnológico Assessoritec. Surgiu então a necessidade de um projeto mais sólido que possibilitasse ao estudante perspectivas no mercado.
Com este intuito iniciaram os cursos de Educação Profissional de nível técnico nas áreas da indústria e da gestão, com habilitações em técnico em Ferramentaria, manutenção industrial e administração de pequenos negócios. Em fevereiro de 2005, a personalidade jurídica da mantenedora da instituição tornou-se sem fins lucrativos. Com a nova denominação da mantenedora para Associação Educacional e Tecnológica de Santa Catarina, foram implantados vários cursos de educação profissional de nível técnico nas áreas da indústria e gestão.
No dia 30 de agosto de 2005, a Associação Educacional e Tecnológica de Santa Catarina criou a Faculdade de Tecnologia Assessoritec, com autonomia didático-pedagógica. Em dezembro de 2007, a instituição obteve o credenciamento da Faculdade de Tecnologia Assessoritec, através da portaria nº 1.778, de 5 de dezembro de 2007, e a autorização do Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica através da portaria nº 600, de 13 de dezembro de 2007. É hoje uma das mais destacadas escolas técnicas do território catarinense.
Fonte:
Antonina Damásio Ramos
Secretária de Educação de Barra Velha
Fone (47) 3446-7708
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527