Barra Velha recebe 60 aquecedores solares

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Barra Velha já integra o projeto alternativo de economia de energia elétrica desenvolvido pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) com apoio da Cohab estadual. A cidade recebeu sexta-feira, dia 19 de março, um total de 60 aquecedores solares que serão distribuídos nos dois conjuntos habitacionais da Cohab – o mais antigo, localizado na rua Silvério Bertolino Ribeiro, e o novo, no loteamento Nova Casa, nas imediações da antiga Escola Municipal Professora Antônia Gasino de Freitas, ambos no bairro São Cristóvão.

Segundo a diretoria de Habitação da Prefeitura, Isabel Cristina Duarte Borba, o projeto pretende beneficiar mutuários da nova Cohab do São Cristóvão, com 30 equipamentos, e os que já moram no primeiro conjunto construído na cidade, o qual também receberá em torno de 30 aquecedores. A seleção dos beneficiados, segundo Isabel, se baseou em critérios como a valorização do mutuário que nunca vendeu sua casa ou que tem habitação ainda com características originais. "Também foi observado se o telhado das casas é de cerâmica, pois é o telhado adequado para a instalação do aquecedor", completa, "E estes moradores precisam estar em dia com a Coahb, a Prefeitura e a Celesc".  

O projeto, segundo Isabel, foi patenteado pela Celesc e apresentado à Cohab estadual. Em visita a Florianópolis, no ano passado, o prefeito Samir Mattar (PMDB), de Barra Velha, interessou-se de imediato em implantar a ideia após reuniões com o então presidente Eduardo Pinho Moreira. "O prefeito Samir foi o primeiro prefeito eleito em 2008 a manifestar interesse pelo projeto, diretamente na sede da Cohab na capital do Estado", comenta Isabel.

Economia e preservação do meio ambiente

Segundo o prefeito Samir, é importante dar uma opção de economia e preservação do meio ambiente para moradores de baixa renda. Mattar lembra que a economia chega a 50% na tarifa final da energia elétrica, e o prazo para instalação nas casas da Cohab é na segunda quinzena de abril. A instalação é feita pela Celesc, e a Prefeitura entra com cadastramento de famílias e acompanhamento sócio-econômico.

A entrega se deu agora em 2010 porque as famílias do Loteamento Nova Casa precisavam ter a primeira tarifa da Celesc paga, a fim de fazer o comparativo de economia. As últimas três famílias receberam novos postes na última terça-feira, dia 23 de março. Na Cohab antiga,a presidente da associação de moradores, Valfrida Azevedo, atesta a qualidade dos aquecedores. Desde 2009, ela tem um dos aparelhos instalados em sua casa, o qual serviu como teste e protótipo do projeto. "Economizamos com a tarifa de luz e temos água quente, mesmo no inverno", comenta a popular Dona Frida.

Fonte:

Isabel Borba

Diretora de Habitação

Fones (47) 9179-1303  


Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527