You are currently viewing Barra Velha leva fotos de Fritz Hoffmann a Jaraguá do Sul

Barra Velha leva fotos de Fritz Hoffmann a Jaraguá do Sul

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Acervo fotográfico descoberto pelo historiador Cacá Fagundes em Itajuba mostra cenas do cotidiano dos imigrantes alemães na Colônia Dona Francisca, no litoral e também em Hansa Humboldt, atual Corupá. Exposição acontece até dia 18 de abril no Museu do Parque Malwee.

Um momento único para se conhecer o cotidiano de imigrantes alemães no período de colonização no Vale do Itapocu. O Museu Wolfgang Weege, do Parque Malwee, em Jaraguá do Sul, numa parceria com a Fundação de Cultura de Barra Velha, iniciou hoje (dia 26 de março) e segue até dia 18 de abril deste ano com a mostra fotográfica "Uma pose para a história – o olhar fotográfico de Fritz Hoffmann", a partir de um acervo rico, histórico e inédito: as fotografias feitas pelo imigrante alemão que no final do século 19 e início do século 20, registrou de forma preciosa o cotidiano regional. 

A exposição acontece no parque Malwee (rua Wolfgang Weege, 770, em Jaraguá do Sul), de segunda-feira a domingo, das 10h às 12h e das 13h às 17h. As imagens da mostra – 63 fotos – foram descobertas há pouco menos de 10 anos, pelo historiador José Carlos Fagundes, o Cacá, presidente da Fundação Cultural de Barra Velha, pois estavam em poder de um bisneto do fotógrafo, que vive em Itajuba. O material apresentado expositores serve de subsídio ao tema dos 180 Anos de Imigração Alemã em Santa Catarina, comemorados no ano passado.

A mostra em Jaraguá do Sul é direcionada não apenas a visitantes do parque ou estudantes, mas à população em geral. Nas fotos, cenas do cotidiano da vinda de alemães ainda dentro dos navios, e as primeiras casas construídas em Joinville e também são retratados. Um fato curioso, segundo Cacá, é que o próprio Fritz aparece em muitas imagens. Cacá também selecionou e legendou imagens como as da antiga localidade de Hansa Humboldt (atual Corupá) com auxílio dos familiares de Fritz. A caça, a pesca, os tropeiros, o relacionamento com os indígenas e muitos casarões estão nestes registros. E Cacá apontou datas aproximadas para os retratos.

Esta mesma exposição, segundo Fagundes, já passou por Barra Velha e foi um dos grandes destaques da última edição da Festa das Flores em Joinville, Já há inclusive convites para promovê-la também em Campo Alegre e São Bento do Sul. "Nossas parcerias na verdade são feitas como trocas com outras cidades, que poderão promover seus eventos em Barra Velha", observa o historiador, que agradece ao apoio recebido do historiador jaraguaense Ademir Pfiffer e da assistente do Museu da Malwee, Dinorá Felipe.

Quem foi Fritz Hoffmann

Frederico (Fritz) Hoffmann foi um dos primeiros fotógrafos da história do norte catarinense. Destacou-se na tarefa de registrar o cotidiano da Colônia Dona Francisca e arredores, incluindo Barra Velha. Adepto do registro posado, Fritz capturou com suas lentes hoje rudimentares a travessia de carroções na estrada Dona Francisca, o desenvolvimento da cidade e reuniões populares, como festas de casamento. Hoffmann era natural de Chemnitz, na Saxônia, e nos primeiros meses na nova terra brasileira, residiu em São Francisco do Sul.

Ainda em São Francisco, Fritz fotografou uma imagem clássica do Mercado Público Municipal, foto hoje exposta no mesmo local. Entre 1904 e 1909, fixou moradia em Hansa Humboldt (atual Corupá), onde com sua máquina e muita sensibilidade, registrou os assentamentos de imigrantes alemães. Em seguida, instalou seu ateliê fotográfico em Joinville. A partir da chaminé da companhia Wetzel, fez as primeiras panorâmicas da cidade.

Na década de 40, o empresário Carl Hoepcke encomendou uma imagem do Porto de São Francisco do Sul, o que causou problemas entre Fritz e a polícia de Getulio Vargas. Ele entrou numa área proibida e foi descoberto, pois em virtude da guerra, era um espaço de segurança nacional. Parte do acervo do fotógrafo saxão, ainda desconhecida do grande público, está em poder de dona Senhorinha Amaral Falcão e seu filho, João Vitor Hoffmann, em Itajuba, Barra Velha, segundo informa Cacá Fagundes.

Fonte:

José Carlos Fagundes

Fundação Cultural de Barra Velha

Fone (47) 3446-7715 

Dinorá Felipe

Museu Parque Malwee

Fone: (47) 3376-0114

Sitio na internet: malwee.com.br


Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527