Técnicos continuam em busca das razões dos tremores em Jaraguá do Sul

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Defesa Civil de Jaraguá do Sul e os técnicos do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), da UFSC, voltam a percorrer alguns pontos do município nesta quarta-feira (31) com o objetivo de encontrar vestígios de acomodação do solo, evento que poderia justificar os tremores de terra ocorridos nos últimos dias em Jaraguá do Sul.  

Na terça-feira (30), o geólogo Joel Pellerin e o geógrafo José Henrique Vilela, do Ceped, e membros da equipe local da Defesa Civil observaram as condições do solo nos bairros Três Rios do Norte, João Pessoa, Santa Luzia, Ribeirão Grande do Norte, Rio Molha e Boa Vista, e nas localidades do Garibaldi e do Jaraguazinho. Foram realizados 45 minutos de vôo e quatro horas de percurso terrestre. A vistoria de ontem (30) esteve concentrada na Tifa Theilacker, no Três Rios do Norte, onde há um número maior de relatos de tremores.   Os técnicos subiram, a pé, 270 metros, a leste, um dos morros da Tifa Theilacker, faltando cerca de 30 metros para alcançar o ponto mais alto do local. "Não encontramos nenhuma trinca de solo próximo ao topo e nenhum embarrigamento no pé da montanha. Isso comprovaria a existência de acomodação da terra. Mas, não encontramos nenhum vestígio. O que vimos foi um solo extremamente encharcado", destaca Vilela.    

A comitiva técnica, formada por seis pessoas, volta a campo hoje (31) para novas vistorias, concentradas na Tifa Theilacker. Desta vez, será vistoriado o lado oeste do morro, extensão da Rua Arnoldo Piske. Após o fim dos trabalhos os técnicos farão um relatório e se reunirão para traçar ações de infra-estrutura e de orientação para os munícipes.    

Fonte: Jair Alquini – coordenador da Defesa Civil de Jaraguá do Sul – (47) 2106-8235  

Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095