A Defesa Civil de Jaraguá do Sul e os técnicos do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), da UFSC, deram seqüência, nesta quinta-feira (1º), às vistorias na Tifa Theilacker, no Bairro Três Rios do Norte, e no Loteamento Spredmann, no Bairro João Pessoa, com o objetivo de encontrar as razões dos tremores de terra e ruídos relatados por moradores daquelas localidades desde a madrugada de segunda-feira (29) até a madrugada de quinta-feira (1º), totalizando 10 ocorrências. O geólogo Joel Pellerin e o geógrafo José Henrique Vilela, do Ceped, acompanharam, pelo terceiro dia consecutivo, os técnicos da Defesa Civil de Jaraguá do Sul em mais uma visita a campo, onde ouviram depoimentos de moradores e recolheram materiais para análise.
Até o momento, não foram encontrados vestígios que possam apontar os motivos de tais eventos. Segundo a equipe técnica, a hipótese mais provável, ainda, é a acomodação do solo, não descartando outras ações, como detonações clandestinas ou movimentações decorrentes de descargas elétricas. Como medida preventiva, a Secretaria do Desenvolvimento Social, Família e Habitação fez um levantamento do número de residências e de pessoas que habitam a região.
Pellerin e Vilela retornaram hoje (1º) a Florianópolis levando documentos e materiais recolhidos para análise na sede do Ceped. O próximo passo, agora, é a conclusão destes levantamentos para se chegar a um entendimento do que está ocasionando tais eventos. A Defesa Civil de Jaraguá do Sul continuará monitorando a região onde os fatos estão ocorrendo e aguardará os resultados dos estudos feitos pelos técnicos do Ceped.
Fonte: Jair Alquini – coordenador da Defesa Civil – (47) 2106-8235
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095