O Programa Segundo Tempo, desenvolvido pelo Ministério dos Esportes em Barra Velha, com apoio da Prefeitura local, implantou nesta segunda-feira, dia 5 de abril, novas opções para os estudantes: escolinhas de surfe, dança, teatro e música. A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, através do Segundo Tempo, visa promover o acesso às práticas esportivas, o reforço escolar, alimentação, uniformes, inclusão social, bem estar físico e promoção da saúde e do desenvolvimento intelectual e assim assegurar o exercício da cidadania das crianças participantes.
Segundo o diretor de Esportes da secretaria, professor Jefferson Ratier, com a finalidade de atender estas ações, foi implantado no núcleo do bairro Vila Nova a prática esportiva do surfe, com o objetivo da demonstração de noções de segurança nas praias. E é na orla de Barra Velha que serão trabalhados os aspectos da prevenção e conscientização sobre os perigos do mar com os alunos daquela comunidade. Eles terão ainda conteúdos de cidadania e meio ambiente, além da prática do surfe com coordenação motora, equilíbrio e a saúde.
O núcleo do centro de Barra Velha vai focar as aulas de dança e teatro, com o objetivo de desenvolver atividades culturais e lazer de forma prazerosa e ao mesmo tempo construtiva. Jeferson quer melhorar a dimensão emocional e sensível do corpo, ampliando a compreensão da saúde e bem estar. Já as atividades de música vão acontecer nos quatro núcleos do programa Segundo Tempo: Itajuba, São Cristóvão, centro e Vila Nova vai também oferecer atividades de música (aulas de flauta doce).
Ratier observa que o programa conta com quatro professores e três estagiários, que levam esta formação às crianças no contra-turno escolar. Há profissionais e estagiários de Educação, Artes e Pedagogia. "Contamos com professores como o Guilherme Strobel, que vai ensinar o surfe na Vila Nova, e o Douglas Rosa se reveza nos bairros para lecionar as aulas de música", comenta Jeferson. "Só para se ter ideia, num primeiro momento, os próprios alunos confeccionarão as suas flautas e posteriormente começarão o aprendizado musical.
Ações de destaque
Desde sua implantação em 2009, a edição barra-velhense do "Segundo Tempo" vem se tornando referência no Estado de Santa Catarina. Tanto que em janeiro deste ano, uma das ações do programa, o projeto "Recreio nas Férias", ficou na terceira colocação do quesito "diversidades culturais" após uma avaliação dos coordenadores do programa na Região Sul. A ação de férias mobilizou 400 crianças e jovens para participar do projeto no município, e a cidade acabou apontada como destaque na parte cultural pelos organizadores, após a visita da representante do Ministério, Rute Mesopats.
De acordo com Rute, a atividade cultural foi um dos pontos altos de cada pólo do "Recreio nas Férias", e em Barra Velha não foi diferente. Peça teatral, música, dança ou manifestações da cultura local integraram a programação, que aconteceu de 25 a 29 de janeiro, nos pólos do centro e nos bairros Vila Nova, Itajuba e São Cristóvão, os mesmos onde acontecem estas novas oficinas iniciadas no dia 5 de abril.
Segundo a Secretaria de Educação local, Barra Velha foi incluída entre os melhores resultados de Santa Catarina, juntamente com os municípios de Paulo Lopes (primeiro colocado), São José (segundo) e Imaruí, que ficou na quarta colocação. A performance de Barra Velha inclusive chamou atenção da revista "Em Contato", uma publicação mensal do Instituto Conto em Santa Catarina, a qual abre espaço para notícias referentes ao "Segundo Tempo". Barra Velha figurou na edição número 7, ano 3, desta revista. Com as novas oficinas de teatro, dança, música e surfe, os organizadores da Secretaria de Educação almejam ampliar esse destaque positivo já conquistado.
Fontes:
Professor Jeferson Ratier
Fone (47) 8463-0922
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527