Os professores e alunos da Escola de Música Jazz Band Elite de Corupá participaram de workshop gratuito, com o maestro alemão Dietmar Wiedmann do Femusc (Festival de Música de Santa Catarina, na última segunda-feira (5), no auditório do Centro Cultural.
O músico veio acompanhado de mais 12 pessoas, entre músicos e amigos da família, que moram em uma cidade próxima a Frankfurt, Alemanha. Eles estavam em férias por ocasião da Páscoa e vieram conhecer Corupá e passear em Blumenau, Timbó e Praia do Ervino, onde o maestro possui casa.
Os cinco músicos de diferentes naipes ensinaram técnicas dos instrumentos, inclusive flauta transversal, aos alunos de Corupá. Para Lauro Wendorf Junior, maestro da banda Jazz Band Elite, o encontro foi muito positivo. "Valeu pela importância de tê-lo como maestro, mesmo que por apenas um dia e trocar experiências técnicas com pessoas de outros países", disse. O maestro Dietmar se destaca pela simplicidade, atenção e carisma com que trata as outras pessoas. "Eles gostaram muito de Corupá a agradeceram a hospitalidade", completou Lauro.
O período da manhã foi reservado ao turismo, para conhecer a Rota das Cachoeiras e o Seminário Sagrado Coração de Jesus. O encerramento do dia foi com um jantar de confraternização entre alunos e professores, na Sociedade Hansa Humboldt.
A idéia do workshop surgiu durante o Femusc em janeiro deste ano, quando o maestro conheceu os alunos e professores participantes da Escola de Música e se prontificou a trabalhar com os músicos de Corupá em uma outra oportunidade, agendado para 5 de abril.
" Esta foi a primeira vez que os alunos da Jazz Band Elite tiveram a oportunidade de participar de um intercâmbio. O maestro elogiou a banda de Corupá, e em especial o trabalho da Escola de Música com as crianças e o atendimento a 206 alunos", afirmou Cida Rosa, Chefe da Cultura.
O maestro pretende retornar no mês de julho e se não for possível, espera encontrar a todos no Femusc 2011, que é um momento de grande aprendizado.
Maestro Dietmar Wiedmann
O maestro alemão Dietmar Wiedmann foi o responsável pela regência da mega-banda que fez a abertura do Femusc em 2010.
O maestro iniciou seus estudos em trombone na Faculdade de Música de Mannheim. Atuou na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e na Orquestra Sinfônica do Estado do Paraná. De volta à Alemanha, em 1986, ingressou na Escola de Música da Comarca SÜW, onde atua como maestro e professor até o presente.
Logo no início do seu trabalho na escola, fundou a Banda Sinfônica de Jovens da Comarca SÜW, com a qual ele tem realizado inúmeros concertos durante os últimos 23 anos. No repertório desta Banda, consta música sinfônica para banda, arranjos de grandes obras sinfônicas, trilhas sonoras de filmes famosos, musicais e também música folclórica alemã.
Além do trabalho como maestro de Banda Sinfônica, Dietmar Wiedmann também atua como maestro da Orquestra Sinfônica Juvenil da Comarca SÜW. Rege diversas bandas regionais tais como a Banda "Kaiserbach-Musikanten" e o Conjunto "Reblaus-Musikanten". Durante toda sua atuação como músico de orquestra e também como professor, Dietmar Wiedmann sempre freqüentou seminários e cursos de regência, com a finalidade de aperfeiçoamento.
No período de 2000 a 2002, fez uma pós-graduação – "Wind Conducting Diplom" na Universidade de Calgary, no Canadá. Durante este período, trabalhou com os seguintes maestros e compositores: Glenn Price, Mallory Thompson, Eugene Corporon, Clark Rundell, Frank Ticheli, Paula Holmcomb, Rodney Winter e Gunter Schuller, entre outros.
Mais informações com Cida: 3375-1399