Retratar as belezas naturais da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Emilio Fiorentino Battistella Rota das Cachoeiras, em Corupá, foi o objetivo do concurso fotográfico promovido pela Associação de Preservação e Ecoturismo Rota das Cachoeiras, com apoio do Tureck Garten Hotel e do Auto Posto Isac de Corupá.
A seleção das fotos aconteceu na manhã de 9 abril, pela comissão formada por 10 pessoas ligadas às áreas educacional e ambiental do Grupo Battistella, além do voto popular. As dez melhores fotos classificadas foram: a natureza e suas cores, papa rã, suspiro da natureza, vida colorida, bela nephila, lagarteando, grande queda, fim de tarde, brilhos da natureza e floresta encantada.
O tema das fotos "Paisagens da Mata Atlântica" na RPPN Emilio Battistella eram as belezas naturais como: funções ecológicas, rios, montanhas, cachoeiras, aviafauna, animais silvestres, insetos, plantas, flores, Mata Atlântica, paisagens, elementos bióticos, abióticos e outros.
O concurso foi na categoria amador, recebendo a inscrição de 43 fotos e selecionando as dez melhores. A divulgação do nome dos classificados e entrega da premiação dos três primeiros lugares será dia 21 de abril, às 14 horas na sala de Educação Ambiental na Rota das Cachoeiras, com presença dos apoiadores.
Os três primeiros lugares serão premiados com:
1º lugar: Uma diária em hotel, com direito a acompanhante, para passar um final de semana, gentileza do Hotel Tureck Garten.
2º lugar: 1 máquina fotográfica digital, doação do Auto Posto Isac.
3 lugar: 1 máquina digital, doação da Associação de Preservação e Ecoturismo Rota das Cachoeiras.
Do 4º ao 10º lugar recebem certificado de participação com a imagem de sua foto.
Segundo Reinaldo Langa, engenheiro florestal e diretor da Battistella Florestal, as fotos serão digitalizadas e disponibilizadas em painéis para exposição itinerante no Hotel Tureck, Auto Posto Isac, escolas, biblioteca da secretaria de Educação e empresas do Grupo Battistella.
As fotos passam a integrar o acervo fotográfico da reserva para uso na elaboração de materiais de divulgação, exposição, fôlderes, banners, cartazes, home pages e outros.
"Foi um concurso na categoria amador, objetivando caracterizar o ambiente da Mata Atlântica, não apenas as cachoeiras, mas também a fauna, flora, a madeira canela preta. O material ajudará a vender o valor que temos numa área dessas, além da educação ambiental, que já oferecemos", diz Langa.
Para o final do ano, haverá o II concurso de fotografias e um regulamento com novos critérios será elaborado.
Mais informações: 3375-2232.