You are currently viewing Barra Velha espera dois mil atletas no 3º JASTI

Barra Velha espera dois mil atletas no 3º JASTI

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Barra Velha já está na expectativa da edição 2010 dos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI), uma promoção da Fesporte (órgão de esportes oficial do Governo do Estado) juntamente com a Prefeitura local e sua Fundação Municipal de Esportes (FME). De 11 a 16 de maio, pelo menos dois mil integrantes da Terceira Idade vão marcar presença em Barra Velha, para disputas esportivas em sete modalidades – dança coreografada, dança de salão para integrantes de 60 a 70 anos de idade, dança de salão para integrantes acima de 70 anos de idade, truco, bocha, canastra e bolão 23.

Segundo o prefeito Samir Mattar (PMDB), vários hotéis da cidade já estão com suas reservas adiantadas, e a capacidade de leitos do município deve ser superada. Por conta disso, os JASTI 2010 podem ser considerados um evento de impacto regional, já que segundo o prefeito, municípios vizinhos também devem absorver este fluxo de visitantes. O presidente da FME, professor Flavio José de Souza Leite, adianta que os locais de provas serão a Sociedade Esportiva e Recreativa de Barra Velha (SERBV), o ginásio de esportes Alfredo José de Borba, a sede da Associação de Senhoras Solidárias e também diversas canchas de bocha espalhadas no centro e bairros.

Para garantir a estrutura do evento, a Prefeitura elaborou um projeto de lei garantindo repasse de recursos para a Sociedade Recreativa, o qual aguarda aprovação do Poder Legislativo. A verba, de R$ 15 mil, destina-se a garantir melhorias na estrutura da sociedade, onde acontecerão disputas decisivas, como bolão 23 e truco. A FME, segundo Flávio, também já colocou no ar o blog http://www.3jasti.blogspot.com/, com a listagem de todos os restaurantes, hotéis, pousadas e imobiliárias de Barra Velha aptas a receber os visitantes.

Flavio frisa que os JASTI não serão apenas um evento esportivo, mas também de cunho cultural e turístico, e as secretarias da Prefeitura estão integradas em oferecer a melhor estrutura aos atletas participantes. Na programação, além das disputas, haverá um baile a cargo da Sociedade Recreativa, um desfile de abertura na rua Paraná, em direção à lagoa e à Praça Lauro Carneiro de Loyola e um receptivo a ser oferecido pelas associações de Senhoras Solidárias e Senhoras Raios de Sol, clubes tradicionais da Terceira Idade barra-velhense.

A FME adianta ainda que no próximo dia 28 acontece a seletiva dos atletas de Barra Velha que participarão desta edição estadual. E já há a confirmação da participação de cidades como Saudade, Rio do Sul, Penha, Jaraguá do Sul e Campos Novos, entre outras. A expectativa é de mais de 100 cidades representadas, já que a edição anterior, na cidade de Gravatal, reuniu 113 municípios. Em Barra Velha, os anfitriões serão o casal Tonico e Zilma, que em 2009 foi premiado com a medalha de ouro da dança de salão, após disputas com 25 casais de outros municípios. 

Na ocasião, as seis duplas mais bem votadas por sete jurados foram selecionadas. O júri avaliou o ritmo, sincronismo, elegância e leveza, além da criatividade e diversificação de passos. Ano passado, o bolão 23 foi outra modalidade bem posicionada. Apesar de não levar o ouro, como Tonico e Zilma, os bolonistas do naipe masculino de Barra Velha, com a presença do ex-prefeito José Brugnago, ficaram em nono lugar, disputando com outras 22 equipes de diversas regiões do Estado. "Nossa expectativa de pontuação está entre as melhores neste ano", observa o professor Flávio.

Fontes:

Flávio José de Souza Leite / Presidente da FME

Fone 9652-3515


Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527