Nesta data, a prefeitura Municipal de Massaranduba recebeu o projeto Básico do Sistema de Esgotamento Sanitário do Municipio de Massaranduba, trabalho este realizado pela Empresa BSA – Bureau de Serviços Ambientais, contratada em 2009 para elaboração do referido projeto. Este é um marco para o município de Massaranduba, pois até hoje, o município não havia dado nenhum passo nesta direção, afirma o prefeito Municipal Fernando Reinke.
Segundo o Diretor da Empresa BSA, Eng. Sanitarista Cesar Augusto Arenhart, o projeto elaborado proporcionará a administração municipal a busca de recursos junto a instituições públicas, pois o projeto foi elaborado de forma a atender os requisitos técnicos e ambientais.
O projeto foi dimensionado para atendimento de uma população futura de 24.000 habitantes, esta prevista para os próximos 20 anos. No total o projeto prevê 36.000 metros de redes coletoras, 21 estações elevatórias e uma estação de tratamento de alta eficiência, projetada para ser implantada em módulos.
O projeto na sua totalidade compreenderá investimentos de aproximadamenter 10 milhões de reais, entretanto sua execução poderá ser realizada por etapas, de forma que a implementação seja gradativa. Importante destacar que este é o primeiro passo. Santa catarina é o penúltimo Estado do Brasil na classificação de cobertura dos serviçis de esgotamento sanitário, e até agora, Massaranduba contribui para esta triste estatística.
Destaca ainda o prefeito Fernando: "Esperamos que este passo inicial venha ser consiolidade em breve espaço de tempo, para que Massaranduba possa garantir a sua comunidade ótimas condições de vida e consequentemente proteçào ao meio ambiente".