Estacionamento rotativo deve ser implantado no mês de agosto em Jaraguá do Sul

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O estacionamento rotativo será novamente implantado em Jaraguá do Sul e deve entrar em operação a partir do mês de agosto deste ano. A prefeitura lançará o edital de licitação na primeira quinzena de maio para a compra e implantação de 75 paquímetros – equipamentos que permitem receber pagamento automatizado para uso de vagas por automóveis, utilitários e motocicletas. Lançado o edital, as empresas participantes terão 30 dias para apresentarem as propostas, que deverão ter valor máximo de R$ 120 mil. Definida a empresa vencedora através de menor preço e de atendimento às   exigências técnicas e operacionais, esta terá 60 dias para implantar os equipamentos e sinalizar as vias abrangidas pelo sistema. Cada vaga terá um número de identificação.    

Segundo o gerente de Trânsito da Secretaria de Obras e Urbanismo, José Antônio Schmidt, serão disponibilizadas, a princípio, 900 vagas para automóveis e utilitários e 300 vagas para motocicletas em ruas centrais do município e na Praça Ângelo Piazera. "Mas, conforme prevê a lei de licitações, poderemos ampliar esses números em 25% conforme a necessidade, chegando, portanto, a um total de 1,5 mil vagas. O valor máximo a ser cobrado ficará em R$ 1,50 por 60 minutos de permanência na vaga. Mas, se houver viabilidade, esse valor poderá ser reduzido", diz Schmidt.   

Os paquímetros estarão localizados no intervalo de quatro em quatro vagas. Aceitarão pagamento através de depósito de moedas e pela passagem de cartão, que poderá ser adquirido e recarregado com os monitores ou em postos de venda credenciados. Schmidt explica que "o motorista depositará o valor em moedas de acordo com o tempo previsto, por ele, de permanência na vaga. Neste caso,  não haverá ressarcimento se a pessoa utilizar um tempo menor ao valor depositado. Já com a utilização do cartão, o motorista faz o registro no paquímetro quando estaciona e, ao retornar, faz outro registro no equipamento, pagando apenas pelo período de permanência, deduzindo o tempo de tolerância de 10 minutos. Ou seja, se você ficar estacionado durante 70 minutos, será debitado do seu cartão apenas 60 minutos".  

O estacionamento rotativo deverá envolver de 25 a 30 monitores, quatro supervisores e um coordenador geral. Os valores arrecadados serão depositados numa conta da prefeitura, que pagará à empresa vencedora da licitação pelos serviços prestados. "Os custos de manutenção dos equipamentos e de materiais, além dos gastos com pessoal, caberão a essa empresa. No entanto, os trabalhos poderão ser terceirizados, desde que as pessoas envolvidas com o serviço sejam treinadas e qualificadas aos cargos", finaliza Schmidt.    

Fonte: José Antônio Schmidt – gerente de Trânsito da Secretaria de Obras e Urbanismo – (47) 2106-8169

Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095