Dia da Vitória é comemorado com solenidade cívica neste sábado (8)

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A prefeitura jaraguaense e a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (Anvfeb) – Seção Regional de Jaraguá do Sul promovem, a partir das 9 horas deste sábado, em frente à Fundação Cultural/JS, solenidade cívica alusiva ao Dia da Vitória, que é comemorado em 8 de maio, data oficial que marca o fim da Segunda Guerra Mundial, vencida pelos países aliados, entre eles o Brasil. A cerimônia terá a participação de expedicionários do Vale do Itapocu que lutaram naquele conflito Anselmo Bertoldi (presidente da Anvfeb), Hercílio Spézia, Amaro Martins dos Santos, Fridolino Irineu Kretzer, Silvestre Cisz, Walter Carlos Hertel,João Rodolfo Hauck, João Wonsiewski e João Apolinário Francener. Também é esperada a presença do comandante do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, o tenente-coronel Marcelo Soneghet Pacheco, e familiares dos pracinhas, além de autoridades do município e da microrregião.

O evento ainda deve ter a participação da Banda do 62º BI de Joinville e do Coral Pequenos Vencedores. Após a cerimônia, está previsto o lançamento oficial do 22º Encontro Nacional dos Veteranos da FEB – promovido com o objetivo de promover, divulgar, preservar e o resgatar a história dos pracinhas brasileiros -, que está agendado para o período de 13 a 15 de novembro deste ano, em Jaraguá do Sul. Na oportunidade, também serão apresentadas as novas peças expostas no museu "FEB – Museu da Paz", que recebeu painéis doados pelo expedicionário Anselmo Bertoldi e viabilizados com recursos do Fundo Municipal de Cultura.

[b]FEB -[/b] Inicialmente neutro, Brasil precisou se posicionar e entrar na Segunda Guerra Mundial devido a fatores externos. Para isso, formou a Força Expedicionária Brasileira (FEB), com 25.334 soldados, entre eles, 86 do Vale do Itapocu. Esses pracinhas foram enviados para a Itália, onde lutaram de setembro de 1944 a maio de 1945, ao lado dos aliados franceses, ingleses, norte-americanos e soviéticos. De acordo com os organizadores da cerimônia cívica, o Dia da Vitória também é uma oportunidade à reflexão sobre os fatos sombrios que resultaram do emprego da violência na busca de superação de divergências políticas, econômicas e ideológicas.

Fonte
Andréia Cavalheiro G. Lopes (responsável pelo museu "FEB – Museu da Paz")
Telefone 2106-8714

Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8103