Ilha da Figueira entra na Corrente de Leitura

Ilha da Figueira é o bairro contemplado com a quarta edição do projeto "Corrente de Leitura – Passe Adiante", que inicia nesta sexta-feira (7), por volta das 8h30, quando uma equipe da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa deixará mais três livros de seu acervo em locais públicos, desta vez nas imediações da EBB Holando Marcelino Gonçalves: "Teofania", de Fernando Bastos; "Terra estrangeira", de Charles Zimmermann; "As certezas e as palavras", de Carlos Henrique Schroeder.

Instituído em outubro do ano passado e já com três edições realizadas sob a denominação de "Livro Livre", o projeto teve o nome alterado por solicitação dos autores de outra iniciativa que, coincidentemente, tem o mesmo título. "Como eles não podem mudar porque a proposta deles já tinha sido contemplada com recursos obtidos através da Lei Rouanet, atendemos o pedido e alteramos para Corrente de Leitura – Passe Adiante", explica a supervisora da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, Dianne Katie Konell Chiodini.

Dianne Chiodini esclarece que, embora tivessem o mesmo nome e objetivo – incentivar a leitura -, os dois projetos são distintos. Enquanto o outro envolve estudantes da rede municipal, que são convidados a trocar materiais recicláveis por livros de literatura, o da Biblioteca Municipal é destinado a toda a comunidade jaraguaense, independentemente da faixa etária, a quem são oferecidas obras de seu acervo como um "empréstimo informal".

De acordo com a supervisora da Biblioteca Municipal, outros nove livros já estão circulando pela cidade. "Quem encontrar alguma dessas obras, pode levá-la para ler e, depois de concluir a leitura, deixá-la novamente em outro local público ou passá-la a algum amigo ou parente", explica, acrescentando que cada exemplar conta com um texto explicando os objetivos do projeto e orientações para fazer o livro circular. Ela reitera que os livros pertencem ao acervo da Biblioteca e, portanto, trata-se de um empréstimo. "Por isso, as pessoas precisam preencher a ficha anexa à obra e, quando ela ficar completa, o último leitor deve nos devolver a obra", solicita a supervisora.

Dianne Chiodini informa que ainda não foi registrada nenhuma devolução. Mesmo sabendo que não há garantia do retorno destes livros, ela considera que a meta da iniciativa compensa o risco. O projeto "Corrente de Leitura – Passe Adiante" já contemplou o Centro, Jaraguá Esquerdo e Barra do Rio Cerro. A proposta é levá-lo a todos os bairros de Jaraguá.

Fonte:
Dianne Katie Konell Chiodini (supervisora da Biblioteca Pública Rui Barbosa)
Telefone 2106-8708

Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8103