Adultos com idade entre 30 e 39 anos devem procurar os postos de saúde a partir de segunda-feira (10)

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Dia D para todos os públicos que ainda não se vacinaram acontece em 15 de maio   Seguindo o calendário definido pelo Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul inicia nesta segunda-feira (10) a 5ª etapa da campanha de vacinação contra a gripe H1N1 e gripe sazonal, que visa vacinar as pessoas de 30 a 39 anos e gestantes. Em de Jaraguá do Sul já foram aplicadas mais de 40 mil doses da vacina. Mas alguns grupos prioritários ainda não procuraram os postos de saúde para serem vacinados.  

Um dos grupos é o das gestantes, que tem apresentado procura baixa em relação ao esperado. Neste grupo, foram vacinadas 1.402 das 1.630 gestantes. As gestantes são consideradas um grupo de risco para a gripe H1N1, como foi observado em 2009. Durante a pandemia, no ano passado, do total de mulheres em idade fértil que apresentaram a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em decorrência da Influenza A H1N1, 22% eram gestantes. O gerente da Vigilância em Saúde, Walter Clavera, reforça que a vacina é segura e está indicada em todas as fases da gestação.   Outro grupo que preocupa em relação à procura pela vacina são as pessoas com 60 anos ou mais. Para este grupo, esperava-se vacinar cerca de 11 mil pessoas, das quais até esta sexta-feira (7) tinham sido vacinadas apenas 5.103, 46% da expectativa.

Este é o 12º ano da campanha de vacinação contra a gripe nos idosos que vem demonstrando resultados muito positivos na proteção contra a gripe e outras complicações causadas por esta doença. "Dessa forma, reforçamos o apelo à população para que procure um dos 15 postos de saúde com sala de vacina para receber a sua dose", destaca Clavera.   Em relação aos pequenos com idade entre seis meses e dois anos, mais de 3.100 crianças já se vacinaram contra a gripe H1N1, atingindo 100% da cobertura prevista. Mas a imunização desse grupo ainda não terminou. As crianças entre seis meses e dois anos ainda precisam tomar a segunda meia dose da vacina, o que deve ocorrer 30 dias depois da primeira. Esse intervalo é o tempo necessário para o organismo produzir maior número de anticorpos, ou seja, garantir maior imunidade contra a doença.  

Dia D no próximo sábado (15)  

Em Jaraguá do Sul, a Secretaria da Saúde vai realizar um novo "Dia D" da campanha no próximo sábado, dia 15. Neste dia, as 15 unidades de saúde estarão abertas das 8 às 17 horas, sem fechar para o almoço, com atendimento exclusivo para vacinação. As pessoas que fazem parte dos grupos definidos pelo Ministério da Saúde, e que ainda não receberam a dose, devem procurar uma unidade de saúde o quanto antes para garantir a sua proteção contra a doença.  

Fonte: Walter Clavera – gerente da Vigilância em Saúde – (47) 9922-4100  

Clarissa Borba
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222 / 2106-8199