You are currently viewing Barra Velha encerra JASTI 2010 com os bons resultados de Penha e Timbó

Barra Velha encerra JASTI 2010 com os bons resultados de Penha e Timbó

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A tarde deste domingo (16 de maio) foi especial em Barra Velha por conta do encerramento da terceira edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI 2010), competição que iniciou na quinta-feira (dia 11) e teve a participação de 1.149 idosos representando 133 municípios de 34 Secretarias de Desenvolvimento Regional do Estado.

A promoção do Governo do Estado de Santa Catarina e Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, através da Fesporte, com o apoio da Prefeitura de Barra Velha e da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joinville, lotou as redes gastronômica e hoteleira da cidade durante cinco dias, e tornou Barra Velha a capital estadual dos idosos.

Das cidades que se sagraram campeãs, da região do litoral norte apenas Penha levantou a taça, na modalidade de dominó masculino. As demais campeãs foram Timbó (a única a assegurar duas medalhas de ouro), Jaraguá do Sul, Lages, Ibirama, Celso Ramos, Romelândia, Quilombo, Chapecó, Florianópolis, Ascurra e Saltinho. Ao final do evento, o prefeito Samir Mattar (PMDB), juntamente com o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Flávio José de Souza Leite, agradeceram a todos os colaboradores – Prefeitura, SDRs, empresários e outros, além dos atletas participantes.

"Foi um momento inédito para Barra Velha, receber atletas dos pontos mais distantes do Estado", frisou Samir. "Antes, a pessoa que chegava aos 50 ou 60 anos, era afastada da sociedade. Hoje, está cada vez mais integrada", comemora o prefeito – ele mesmo, com 78 anos de idade.

Numa cancha que permitiu bom índice técnico, terminou na Sociedade Recreativa Barra Velha a competição de bocha masculina. No final do jogo houve uma verdadeira invasão da cancha pela torcida e dirigentes de Jaraguá do Sul, que estavam prestigiando o trio, Filinto Muller, Valdemar Rau e Walmor Chiodini, que contou ainda com o apoio do reserva Lídio Boerdon, pois pela primeira vez na história dos Jasti, a equipe jaraguaense foi campeã da modalidade, título que perseguia desde a primeira edição.

Eles venceram por 12 a 7 o trio de Chapecó, Dionísio Miotto, Nelson Zamboni e Xisto Lazarotto. A medalha de bronze ficou com a equipe de Barra Velha, e na quarta colocação terminou o trio de Itapiranga. O coordenador técnico da Federação Catarinense de Bocha e Bolão, Osni Machado, se surpreendeu com o nível das equipes, e o atribui à mudança das regras da modalidade. Para ele, as novas regras aproximaram mais do que é a competição oficial, com a maneira de se jogar em todas as regiões do Estado.

A modalidade que encerrou a terceira edição dos JASTI foi a bocha feminina. Na preliminar, São Carlos venceu Massaranduba por 12 a 9 e ficou com o terceiro lugar. O troféu de campeão ficou com a equipe de Lages, Celina Machado, Norma Boing e Zilma Alves Silva que venceu por 12 a 0, o trio de São Ludgero, Célia Schulz, Delci Della Giustina e Lúcia Becher.

Floripa e Chapecó: ouro na dança de salão

Desta vez, não teve para o favoritismo do casal barra-velhense Tonico e Zilma Flores, medalhistas de ouro em 2009. O casal Adir Brígido (82 anos) e Eládia Silva (75 anos), de Florianópolis, e Celestino Sehnem (62 anos) e Isaura Mignoni (74 anos), de Chapecó, foram os campeões da dança de salão da terceira edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade, respectivamente nas categorias acima de 70 anos e até 69 anos. A competição foi realizada no ginásio Alfredo de Borba, de Barra Velha, que recebeu na noite de sábado (dia 15) um ótimo público. A comunidade de Barra Velha torceu para Tonico e Zilma, mas os jurados optaram pelo belo desempenho dos visitantes da Capital do Estado e de Chapecó.

Na categoria acima de 70 anos, a dupla da capital superou os casais, Edemar Julinho Einsfeldt e Edla Kaestner, de Jaraguá do Sul e Alexandre Silveira Filho e Almerinda Silveira, de Piratuba, os segundo e terceiro colocados. O segundo colocado entre os mais "jovens", até 69 anos, foi o casal de São José, Airton e Eli Macedo, e Abílio e Alerte Hammes, de Maravilha, na terceira colocação.

Atleta mais idosa tem 89 anos

Esbanjando saúde, super alegre e com muita vontade de viver. Este é o estilo de Maria de Lourdes Volpato, 89 anos, a atleta mais idosa do 3º Jasti, que juntamente com Olívia Redivo Uliano, de 74 anos, defendeu o município de Braço do Norte na modalidade de dominó. Mesmo sendo eliminadas da competição, já que haviam sido derrotadas pela dupla de Lages, na abertura da modalidade, Maria de Lourdes foi logo passando a receita do motivo de ter toda esta disposição.

Viúva há 11 anos, tem cinco filhos, todos casados e vive sozinha "com Deus", diz ela, sorrindo. De manhã se preocupa com os afazeres domésticos, mas à tarde e à noite ninguém encontra ela em casa. Ela tem compromissos "sérios" todos os dias; participa do grupo de dominó, joga bocha, canastra, caxeta e o pife. 

Penha fatura o dominó masculino

Penha é a grande campeã do dominó masculino nos Jogos Abertos da Terceira Idade, em Barra Velha. A final masculina foi entre as duplas João Martins e Pedro Paulo Lenzi, de Penha, que fizeram 2 a 0 nos representantes de Itapiranga, Acácio Pedro Locks e Elbio Schimuneck.

Simultaneamente o time de Nova Trento, Arno José Archer e Mario José Merísio ganhou a medalha de bronze ao derrotar por 2 a 0 Santim Palavro Jr e José Corrêa, de Abdon Batista. O campeão do naipe feminino foi o município de Ascurra, representado por Irma Bonetti e Julita Vieira, que derrotaram, na final, a dupla lageana Maria Marlene Ferreira e Ana Maria Waltrick pelo placar de dois a zero.

 

Campeões dos 3º Jasti

Bocha masculina – Jaraguá do Sul

Bocha feminina – Lages

Bolão masculino – Ibirama

Bolão feminino – Timbó

Canastra masculina – Celso Ramos

Canastra feminina – Romelândia

Dança coreográfica – Quilombo

Dança de salão até 69 anos – Chapecó

Dança de salão mais de 70 anos – Florianópolis

Dominó masculino – Penha

Dominó feminino – Ascurra

Truco masculino – Saltinho

Truco feminino – Timbó

 

 

Informações de Álvaro Roberge, colaboração de Juvan Neto

 

 

Fonte:

Flavio José de Souza Leite

Presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME)

Fone (47) 9652-3515

Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527