You are currently viewing Mais de 7% das consultas de especialidades são desperdiçadas

Mais de 7% das consultas de especialidades são desperdiçadas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Pacientes que não comparecem no Centro Vida atrapalham atendimento dos que aguardam na fila   No período de janeiro a abril deste ano, foram marcadas no Centro de Especialidades Dr. João Biron (Centro Vida) 8.150 consultas para especialidades médicas pelo SUS, entre elas, ortopedia, oftalmologia e cardiologia. Desses agendamentos, 605 foram desperdiçados porque o paciente confirmou a presença mas não compareceu, o que corresponde a 7,4% de falta às consultas agendadas. Apesar de ser grande a fila de espera para consultas médicas especializadas, essa realidade vem se repetindo a cada ano e dificultando os serviços especializados da saúde pública, pois pacientes que necessitam de atendimento deixam de ser atendidos.  

Nos quatro primeiros meses de 2010, 120 pessoas faltaram às consultas de ortopedia e traumatologia marcadas pelo SUS. Considerando o número total de consultas agendadas, 1.975, o índice de faltantes foi de 6,1%. A segunda especialidade em que há mais faltantes é a oftalmologia. Das 1.645 consultas agendadas, 98 foram desperdiçadas por não comparecimento do paciente, 6% de falta. A cardiologia vem logo em seguida, com 16 faltas aos 685 agendamentos, o que significa 2,3% de falta.  

O paciente, avisado por telefone sobre o agendamento, recebe a informação de que tem três dias para confirmar esse agendamento no posto de saúde onde foi encaminhado ao especialista. Recebe no posto de saúde um papel com a data, local e horário da consulta. Se não houver a confirmação, o paciente é suspenso da lista de espera e a equipe entra em contato com o próximo paciente da fila. Todas as ligações feitas pela central de agendamentos são gravadas, de forma que o paciente não pode alegar que não foi avisado da necessidade de confirmar a consulta no posto de saúde. Os índices de falta apresentados são referentes a pacientes que confirmaram a presença no posto mas não compareceram à consulta.  

A Secretaria Municipal da Saúde apela à população para que evite faltar às consultas e, caso não possa comparecer, comunique o Centro de Especialidades pelo telefone (47) 2106-8500 com, no mínimo, dois dias de antecedência. Esse prazo permite que a equipe entre em contato com o próximo paciente da fila em tempo hábil. A secretaria também solicita que, caso haja alteração de telefone ou endereço, o paciente atualize imediatamente seus dados cadastrais no posto de saúde mais próximo.  

Fonte: Mônica Daniele Pasold Riboldi – diretora de Atenção e Especialidades – (47) 2106-8534    

Clarissa Borba
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul