Clima de tranquilidade e baixa abstenção em concurso em Barra Velha

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Dos 1.326 inscritos, aproximadamente 5,5% não compareceram para prestar o concurso, no último domingo, dia 16 de maio – número considerado baixo

O comparecimento dos candidatos ao Concurso Público 2010 promovido pela Prefeitura de Barra Velha foi expressivo. Dos 1.326 inscritos, aproximadamente 5,5% não compareceram para prestar o concurso, no último domingo, dia 16 de maio – número considerado baixo pelas comissões organizadora e examinadora do evento. A abstenção foi maior nos cargos para nível superior e da Fundação Hospitalar. 

Segundo o presidente da comissão examinadora, professor Emerson Rosa da Silva, o concurso transcorreu com tranquilidade, mesmo diante dos eventuais problemas que sempre surgem em eventos do gênero – como erros na digitação de nomes, ausência em listagem ou engano e má informação dos concursantes, que procuram um local quando a prova para o seu cargo é em outro, ou ainda algum erro de digitação ou formatação da prova – problemas passíveis de recursos, segundo a própria comissão organizadora.

A maioria dos problemas foi rapidamente solucionada, sem qualquer comprometimento do sigilo e da qualidade das provas. Como sempre acontece, a maior reclamação dos candidatos aos cargos foi a Prova de Matemática, considerada muito difícil. "Todos perceberam que as provas valorizaram os candidatos que moram em Barra Velha, uma vez que a maioria das perguntas da prova de Conhecimentos Gerais envolvia temas da história e do cotidiano da cidade", comenta Emerson.

A comissão admite que os candidatos de fora tiveram muito mais dificuldades em questões que para os nativos eram consideradas fáceis, como a questão sobre a Festa Nacional do Pirão, sobre a pesca da baleia na época da colonização, sobre as benzedeiras e sobre a equipe que governa Barra Velha na atualidade.

Emerson Rosa da Silva afirma que os pequenos problemas registrados no início das provas poderiam ter sido evitados se as inscrições tivessem sido efetuadas de maneira eletrônica – o que poderá ser implantado em concursos futuros da Prefeitura. O presidente da comissão examinadora defende ainda maior treinamento dos fiscais sobre a sua tarefa e o cumprimento das atribuições em dia de prova. "Mas nada disso interferiu de modo algum na lisura, segurança e transparência de todo o processo de organização, elaboração e aplicação das provas", avalia.00

Gabaritos estão na internet

As provas aconteceram na manhã de domingo, em três pontos da cidade – as Escolas Básicas Municipais Manoel Antonio de Freitas, de Itajuba, e Antônia Gasino de Freitas, do São Cristóvão, além do Centro de Ensino de Jovens e Adultos (CEJA), também do São Cristóvão, e foram 213 as vagas oferecidas pelo edital da Prefeitura. Os gabaritos estão na internet, na página oficial da Prefeitura – barravelha.sc.gov.br, assim como orientações sobre possíveis recursos. O professor Emerson Silva da Silva atuou juntamente com Gisele Machado Batista e Márcia Cristine Furtado da Silva, que também integraram a comissão organizadora contratada pelo Município.  

As vagas são para cargos na Administração Municipal em geral e também na Fundação Hospitalar local, e visam também a formação de um cadastro reserva de servidores. Deste total de oportunidades, 81 vagas são reservadas a servidores da Fundação Hospitalar. Além da comissão examinadora, há a comissão de organização, formada pela secretária Susana Perinotti Borba (Administração), pelo presidente da Fundação Hospitalar, Alzerino de Souza e pelo servidor de carreira Edilson Ari Delfino, a qual atua apenas em âmbito administrativo.  

Fonte:

Suzana Perinotti Borba

Comissão Organizadora – Concurso Publico 2010

Fone (47) 9181-9587


Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527