A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou na tarde de quarta-feira (26) o Relatório Geológico-Geomorfológico de Vistoria elaborado pelos técnicos do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas Sobre Desastres (Ceped), da UFSC, que tem como objetivo dar explicações e orientações para os tremores de terra e estrondos relatados por moradores de Jaraguá do Sul no final do mês de março e início de abril, principalmente na localidade Tifa Theilacker, no bairro Três Rios do Norte, em Jaraguá do Sul.
No documento de 58 páginas, elaborado a pedido da Defesa Civil estadual, entre textos e imagens aéreas e terrestres há um detalhamento das vistorias efetuadas pelos técnicos da Defesa Civil do município e pelo geólogo Joel Pellerin e pelo geógrafo José Henrique Vilela, ambos do Ceped, em terrenos, riachos, encostas, morros e residências. As visitas aconteceram nos dias 30 e 31 de março e 1º, 6 e 7 de abril na Tifa Theilacker e nos loteamentos Spredmann, Terra Nova e Moacir Parisi.
A conclusão descriminada no relatório é que três hipóteses iniciais que poderiam justificar os tremores e estrondos estão descartadas: deslizamentos de terra, detonações de rocha e descargas elétricas. Tendo como base as vistorias, análise de materiais coletados e dados do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), os técnicos ainda trabalham como hipótese mais provável para os tremores a acomodação de solo e reajuste de falhas de terreno, recomendando a continuação dos trabalhos de investigação para encontrar as causas dos eventos relatados. Eles citam a necessidade de realização de estudos de geofísica e de geologia estrutural.
Pellerin e Vilela, que assinam o parecer técnico do documento, também recomendam o monitoramento permanente dos índices pluviométricos e de possíveis movimentações de terra na Tifa Theilacker e áreas adjacentes. Outro ponto destacado no texto é a proibição de novas construções no local e a remoção gradativa daqueles moradores por se tratar de área de risco.
"Já fizemos, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Família e Habitação, o cadastramento de 37 famílias residentes naquela localidade e que deverão ser removidas para moradias viabilizadas pelo programa 'Minha Casa, Minha Vida', do Governo Federal. Outra ação, já finalizada, foi a instalação de uma estação meteorológica móvel na Tifa Theilacker. O equipamento permitirá a medição da quantidade de chuva, velocidade do vento, pressão atmosférica, umidade relativa do ar e a temperatura. No momento, estamos em busca de recursos estaduais e federais para dar continuidade à compra de novos equipamentos, que ajudarão no monitoramento de várias áreas do município", informa o coordenador da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Jair Alquini.
Fonte: Jair Alquini – coordenador da Defesa Civil de Jaraguá do Sul – (47) 2106-8235
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095