Barra Velha marca presença no Fórum Nacional de Habitação

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Diretoria de Habitação da Prefeitura de Barra Velha participou e fez suas reivindicações no Fórum Nacional do setor, ocorrido no dia 27 de maio, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis. O Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU) teve como objetivo principal a unificação dos esforços dos secretários responsáveis pelos setores de habitação e de desenvolvimento urbano, nos estados, Distrito Federal e municípios, visando o fortalecimento de políticas sustentáveis e voltadas para a melhoria da qualidade de vida.

As secretarias de Estado de Habitação, juntamente as COHABs das regiões sul e sudeste, representados pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e a anfitriã, Santa Catarina, se fizeram presentes e expuseram projetos e suas metas de trabalho. Representando os municípios com população acima de 50 mil habitantes, se fizeram presentes Santos, Caxias do Sul, Criciúma, Blumenau, Joinville e Jaraguá do Sul. Barra Velha participou representando 80% dos municípios catarinenses: os que possuem abaixo de 50 mil habitantes, segundo informa a diretora Isabel Cristina Borba.

As considerações apropriadas ao fórum, como a agilidade nos processos de implantação dos projetos de moradia digna e aproveitamento do PAC2 no pronto atendimento aos municípios em aumento do subsídio aos que recebem até três salários mínimos, para que se habilitem às construtoras na compra de suas residências, foram estabelecidas em metas a serem firmadas no Congresso das Cidades, que acontecerá em julho próximo. Também foram tratados a necessidade do trabalho conjunto nas políticas públicas de habitação, regularização de áreas e saneamento.

O prefeito de Barra Velha, Samir Mattar (PMDB) encaminhou a proposta para que, após a regularização das áreas, as famílias possam obter financiamento junto à Caixa Econômica Federal a concluir dignamente suas moradias. "Atingiríamos uma maior fatia de melhoria da qualidade de vida das famílias carentes em todos os municípios e o governo federal não precisaria se preocupar em alavancar subsídios além de sua capacidade para a questão identificada", diz o prefeito.

Isabel Borba, representando a Habitação do município de Barra Velha, juntamente com a assistente social Arlete Corrêa e Gustavo Bittencourt, apresentaram a proposta de atendimento às melhorias das casas dos pescadores, problema este que está sendo enfrentado por Barra Velha. "A nossa costa é enorme e não é possível que só nossa cidade enfrente este problema", diz Isabel. O fórum encerrou com a palestra do presidente do fundo nacional e secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Lair Krähenbühl, que abordou temas como a habitação popular e a regularização de áreas.

Fonte:

Isabel Borba

Diretora de habitação

Fone (47) 3446-7701 ou 9179-1303

Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527